Quercus classifica mais 381 praias nacionais com Qualidade de Ouro em 2020

Quercus classifica mais 381 praias nacionais com Qualidade de Ouro em 2020

A Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) divulga em comunicado que o Galardão Qualidade de Ouro 2020 é, no presente ano, atribuído a “381 praias nacionais”, mais 6 do que em 2019. Das praias galardoadas, 321 são praias costeiras, 54 são praias interiores e 6 são de transição.

Em comparação com o ano de 2019, apesar de existir um aumento global de 6 galardões, verificou-se uma “diminuição no número de praias costeiras e de transição”, diz a associação, referindo que, sobressai a diminuição de atribuições do galardão “Qualidade de Ouro” a praias costeiras pelo segundo ano consecutivo, num total de menos 20 galardões. Por outro lado, verifica-se uma forte subida de atribuições nas praias interiores, com mais 14 distinções.

Analisando por regiões, verifica-se que a Região Tejo e Oeste voltou a ser a que contabilizou mais praias com “Qualidade de Ouro (102), seguida do Região do Algarve (76) e da Região Norte (66). Em comparação com o ano de 2019, na Região Tejo e Oeste verificou-se uma subida de 12 atribuições deste galardão. Já as Regiões do Algarve e do Norte tiveram uma diminuição de 11 e 8 Bandeiras Qualidade de Ouro, respetivamente.

As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores verificaram uma subida de 3 e 4 praias galardoadas, respetivamente. Nas Regiões Centro e do Alentejo verificou-se igualmente uma subida de 5 e 1 Galardões, respetivamente.

De acordo com os critérios definidos em 2019, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

  • Qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019;
  • Todas as análises realizadas na última época balnear (2019) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respectivamente;
  • Na última época balnear (2019), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnearproibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

A Quercus recorda que todos os Municípios nacionais com praias galardoadas poderão solicitar a arte final da Bandeira “Praia com Qualidade de Ouro 2020” através dos contatos gerais da associação. A cerimónia oficial de hasteamento da Bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2020” realizar-se-á na Praia Fluvial da Ponte Soeira, concelho de Vinhais, em data a definir.

No mesmo comunicado, a associação alerta para o cumprimento das regras sanitárias nas praias, delineadas pela Direção Geral de Saúde (DGS), considerando “imprescindível” nesta época balnear fazer um “atempado planeamento das deslocações às praias”, no sentido de evitar acumulações no areal e nos acessos às zonas balneares.