Quercus e Freguesia da Estrela no Parlamento Europeu por causa dos pesticidas

Quercus e Freguesia da Estrela no Parlamento Europeu por causa dos pesticidas

Realizou-se ontem, dia 27 de setembro, nas instalações do Parlamento Europeu, um evento que teve como finalidade demonstrar concretamente aos decisores europeus que as cidades e outras localidades podem viver sem pesticidas.

Trata-se de um evento promovido pela Pesticides Action Network Europe, uma rede de ONG’s que atua em Bruxelas e da qual a Quercus é membro, e pelos Eurodeputados Nicola Caputo, Eric Andrieu e Pavel Poc.

O programa abordou as políticas europeias face aos pesticidas e as estratégias locais seguidas por várias localidades, incluindo a realização de uma mesa redonda que reunirá um conjunto alargado de representantes de várias cidades europeias.

Vida após o Glifosato

Portugal esteve representada pela Quercus e pela Junta de Freguesia da Estrela (Lisboa), a primeira autarquia portuguesa a assinar o Compromisso da Rede Europeia de Localidades sem Pesticidas. Em nome da autarquia esteve presente o presidente da Junta, Luís Newton, com uma comunicação intitulada “Vida após o Glifosato: A experiência da freguesia da Estrela”.

A Quercus esteve presente com quatro participantes em contexto formativo no âmbito do projeto “Capacitar para a Promoção da Cidadania Verde”, financiado pelo programa Erasmus+, e que pretende reforçar a capacidade de trabalho de advocacy em colaboração com as organizações não-governamentais em Bruxelas.