Ricardo Serrão Santos e João Pedro Matos Fernandes presentes no WATER World Forum for Life

Ricardo Serrão Santos e João Pedro Matos Fernandes presentes no WATER World Forum for Life

Categoria Advisor, Agenda

Os ministros do Mar, Ricardo Serrão Santos, e do Ambiente, João Pedro Matos estarão presentes no WATER World Forum For Life, o maior evento sobre a temática da água e da sustentabilidade, que decorrerá de 3 a 6 de junho, em Reguengos de Monsaraz, lê-se numa nota de agenda. No evento, juntam-se, também, Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente, Alexandra Ferreira de Carvalho, secretária Geral do Ambiente e Ação Climática e Isabel Ferreira, secretária de Estado da Valorização do Interior.

A lista de nomes que participarão nas inúmeras conferências organizadas pelo WATER World Forum for Life abrange as mais diversas áreas: desde a importância da água na sustentabilidade ambiental, que conta com a presença de Nelson Lage, presidente da ADENE, Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, João Wengorovius Meneses, secretário-geral do BCSD, e Ângela Morgado, diretora executiva ANP WWF; ao turismo sustentável, através da presença de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal e de José António Uva, Developer da Herdade de São Lourenço do Barrocal; sustentabilidade no retalho, que constará com Carolina Coelho, sustainability Business Partner, da IKEA Portugal; na gestão dos recursos hídricos, com a intervenção de André Matoso, da Agência Portuguesa do Ambiente; ou, energia renovável, que contará com a presença de Rafael Oliveira Rodrigues e Tiago Lourenço, da EDP New – a ter lugar no dia 4 de junho, refere a nota divulgada à imprensa.

Estão ainda previstos painéis, como “Alqueva e o Envolvimento com a Comunidade”, que contará com a presença de Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Agência de Promoção Externa do Alentejo, ou José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Monsaraz, no dia 5 de junho.

Para Nuno Molarinho, CEO da TheRace e organizador do WATER World Forum For Life, “este programa é a prova cabal do prestígio do WATER World Forum For Life e de como se consegue organizar e realizar eventos desta natureza em regiões do interior do país, dinamizando-as e realçando a sua enorme riqueza e recursos. A relevância institucional deste evento fica bem demonstrada com a presença de vários membros do Governo, bem como de altos responsáveis por entidades cuja importância para a economia nacional, o seu crescimento e internacionalização, é por demais evidente”. Este evento centra-se na sustentabilidade ambiental, partindo do mote água e pretende ser um “espaço de ligação e awareness para uma temática que é urgente interiorizar que tem de ser tratada no imediato, não podemos continuar a comportarmo-nos como se não fosse connosco. Com este evento pretendemos uma participação transversal ao nível dos stakeholders, um aumento da consciência pública, com a certeza que estamos a contribuir para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento da tecnologia de gestão eficiente da água e mobilização de recursos financeiros adequados dos setores público e privado num futuro médio longo prazo”, acrescenta.

Entre os nomes internacionais já confirmados, especial atenção para o Captain Paul Watson, fundador do Greenpeace e da Sea Shepherd Conservation Society, que participará, no dia 4 de junho, no painel “Impacto da Mudança Climática na Vida Marinha”. Marcarão presença no mesmo painel outros nomes da Sea Shepherd Conservation Society, como Omar Todd e Maike Baun.

No dia 5 de junho, destaque para Sylvia Earle, bióloga, aquanauta, conferencista, escritora, exploradora da National Geographic, cientista-chefe da US National Oceanic and Atmospheric Administration, como keynote speaker. O evento contará, também, com Amanda da Cruz Costa, jovem Embaixadora da ONU, ativista e Ecofeminista antirracista, que faz parte da lista da Forbes – liderança #Under30, a qual participará no painel ‘Direito: Humano a água – Desigualdade social causadas pelas mudanças climáticas’.

Fruto das condições oferecidas pelo Alqueva, será igualmente possível assistir a vários desportos náuticos, alguns deles nunca realizados em Portugal. Está prevista a realização de um show case internacional de Wakeboard – desporto em grande crescimento no nosso país –, para além do lançamento de uma competição Europeia inédita, a denominada Eletric Hydrofoil Surfboard.

À noite, destaque para o espetáculo multimédia Water & Light Show – no plano de água que junta luz, projeções de vídeo numa cortina de água, música e drones, o que criará um efeito especial no espelho d’água do Alqueva e que contará uma história sobre sustentabilidade, pensada e desenvolvida para o efeito.