Roca Lisboa Gallery recebe “The Hidden Life of Water” já em janeiro

Roca Lisboa Gallery recebe “The Hidden Life of Water” já em janeiro

Categoria Advisor, Agenda

No dia 22 de janeiro, pelas 18 horas, o Roca Lisboa Gallery inaugura uma nova exposição, “The Hidden Life of Water”, da , que estará em exibição até 11 de maio e cuja entrada é livre.

Esta exposição reúne o trabalho realizado pela Fundação We Are Water nos últimos anos e tem o objetivo de alertar para a necessidade de criar condições de acesso a água potável em várias partes do mundo. Para tal, dá a conhecer factos que estão intrinsecamente relacionados com a água e com o dia-a-dia de todos, mas que não são do conhecimento comum e passam facilmente despercebidos. A possibilidade de frequentar uma escola, porque há água disponível, de erradicar doenças, porque há um sistema de saneamento, ou de se manter hidratado — e vivo, porque há água potável para beber, são alguns dos factos que garantem o futuro de uma comunidade. O que esta exposição vem mostrar é que esta está longe de ser a realidade de milhares de pessoas por todo o mundo, e que a ausência destas condições ameaça gravemente o futuro destas pessoas.

Um dos principais objetivos do lançamento da FWAW pela Roca passa por criar notoriedade e promover o debate em torno da cultura da água e desenvolver ações educativas e de investigação em torno desta problemática. Promover a consciencialização e realizar ações destinadas a combater os efeitos negativos e a falta de recursos hídricos adequados é o desafio travado pela Roca de forma constante. Trata-se de uma iniciativa que intensifica o compromisso tanto com produtos sustentáveis quanto com processos produtivos adequados, como o programa EcoRoca.

 A Fundação We Are Water apostou também no desenvolvimento de conhecimento especializado adquirindo num curto espaço de tempo, relevância e respeito, tendo criado nos últimos anos, a campanha #NoWalkingForWater centrada numa consequência muito específica relacionada com a dificuldade do acesso à água em determinadas comunidades: milhões de meninas e mulheres em todo o mundo passam até seis horas por dia a recolher água para as suas famílias, o que dificulta a sua entrada no sistema educativo e no mundo do trabalho.

A consolidação da dimensão internacional foi o princípio fundador e que foi conseguido num prazo louvável e que é notório tanto no desenvolvimento de iniciativas como campanhas próprias que alcançam visibilidade e repercussão global, conseguindo apoiar, promover e sensibilizar.

Ao longo destes últimos dois anos o aumento dos projetos de cooperação foi apelativo. Alcançou-se um total de 49 projetos em 21 países, que beneficiaram diretamente mais de 540 000 pessoas.

Alguns dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2015-2030) nos países mais desfavorecidos passam por criar acesso à água e ao saneamento. Os objetivos de desenvolvimento do milénio centram-se nas desigualdades existentes no acesso à água e a serviços adequados de saneamento, com especial foco nas comunidades e grupos mais vulneráveis.

Alguns dos projetos ativos que estarão em exposição no Roca Lisboa Gallery:

  • Construção de sanitários públicos e campanha educativa contra a defecação a céu aberto em Old Ningo (15.000 pessoas beneficiadas);
  • Construção de instalações de saneamento nas regiões de Bathalapalli e Kadiri, Andhra Pradesh (314 pessoas beneficiadas);
  • Construção de poços em Zabzugu (3.300 pessoas beneficiadas);
  • Construção de poços na região de Bathalapalli (4.065 pessoas beneficiadas);
  • Melhoria do acesso a água potável em Nusa Tenggara Timur, ilhas menores da Sonda Oriental (5. 640 pessoas beneficiadas);
  • Construção de poços na região de B.K. Samudram (5.920 pessoas beneficiadas).

Todas estas ações só são possíveis devido à cumplicidade e ao compromisso de todas as pessoas e entidades que integram todos e cada um dos projetos abraçados pela Fundação We Are Water, promovidos e apoiados pela Roca.

O Roca Lisboa Gallery convida todos a saberem mais sobre a Fundação We Are Water através da exposição “The Hidden Life of Water”Esta é uma oportunidade para descobrir de que forma pode contribuir para melhorar as condições das populações desfavorecidas: porque é na água que está o futuro. Para marcar presença na inauguração, inscreva-se aqui: http://bit.ly/2VQ5zDx