“Rota da Energia” é apresentada com ministro do Ambiente a dar uma aula sobre energia em aos alunos de Sintra

“Rota da Energia” é apresentada com ministro do Ambiente a dar uma aula sobre energia em aos alunos de Sintra

Categoria Advisor, Agenda

No Dia Mundial da Criança, 1 de junho, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, vai ao Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, para dar uma aula sobre Ambiente e Energia aos alunos do terceiro ciclo do Concelho de Sintra, no âmbito da apresentação da “Rota da Energia” da ADENE (Agência para a Energia).

A “Rota da Energia” tem por finalidade “responder ao desafio das alterações climáticas, espelhando o empenho de Portugal com o cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, para uma Europa mais verde e descarbonizada e uma transição climática justa”, explica a ADENE.

Através de campanhas de informação e sensibilização, esta iniciativa pretende promover a literacia energética e fornecer orientação técnica e qualificação para os profissionais, empresas e público em geral, visando uma sociedade cada vez mais qualificada, de modo a permitir escolhas mais informadas e comportamentos mais eficientes.

Segundo o comunicado divulgado pela ADENE, Sintra será o primeiro conselho do país a receber a “Rota da Energia”, numa cerimónia em que João Pedro Matos Fernandes, irá assim dar uma aula sobre energia e eficiência energética: “Esta é uma forma de comemorar, de um modo didático, o Dia da Criança”, refere a ADENE.

Participam ainda neste evento, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta e o presidente da ADENE, Nelson Lage.

A “Rota da Energia” terá especial enfoque nos Municípios com maior índice de pobreza energética, pelo que foram selecionados 15 municípios avaliados como “vulneráveis”, de acordo com a metodologia desenvolvida no projeto “LIGAR – Eficiência Energética para Todos!”.