Sabe o que é uma rede elétrica inteligente?

Sabe o que é uma rede elétrica inteligente?

Categoria Ambiente, Energia

“Sabe o que é uma rede elétrica inteligente?” Este é o mote do inquérito que está a ser conduzido por quatro entidades nacionais, que têm como objetivo analisar o conhecimento dos portugueses em relação a este tema, assim como, mostrar as vantagens das redes elétricas inteligentes, quer para o consumidor, quer para o ambiente.

unnamed-1A EDP, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), a WITHUS – Inovação e Tecnologia, e a NOS, são as entidades portuguesas que fazem parte do Upgrid. Um projeto europeu que, até 2017, vai instalar quatro grandes demonstradores de redes elétricas inteligentes na Europa: em Portugal (Parque das Nações), em Espanha (Bilbao), na Suécia (Amal) e na Polónia (Gdansk).

Para viabilizar o objetivo, os parceiros nacionais juntaram-se com o intuito de avaliar o grau de conhecimento dos portugueses em relação à rede elétrica do futuro. “As respostas irão despoletar uma série de ações adequadas para sensibilizar os portugueses a compreender a forma como utilizam a sua energia elétrica. Acima de tudo, pretendemos que a população portuguesa compreenda que o conhecimento do consumo e controlo dos diversos dispositivos elétricos existentes nas suas habitações irá permitir, num futuro próximo, obter ganhos significativos na eficiência energética com vantagens não só económicas, mas também ambientais”, explicou o coordenador do Centro de Sistemas de Eneria do INESC TEC, Luís Seca.

Para incentivar à participação, vão ser atribuídos alguns prémios no decorrer do processo, a quem responder ao inquérito e deixar o seu endereço eletrónico.

 

unnamedMas o que são, afinal, redes elétricas inteligentes?

O caminho para este tipo de redes foi impulsionado pelo aparecimento dos contadores inteligentes – cuja leitura pode ser feita à distância –, e que vêm facilitar a comunicação entre o operador da rede e o consumidor. Além disso, quando aliados a outros equipamentos, também podem fornecer ao operador informação sobre o estado da rede, e permitem ao consumidor, saber em tempo real, qual o consumo de cada um dos eletrodomésticos na sua casa.

As redes inteligentes assentam nestas capacidades, permitindo atingir um interesse em comum: a estabilidade da rede elétrica e o funcionamento sem perturbações da energia necessária a cada momento. Ao criar a possibilidade de interação permanente e em tempo real entre o operador da rede elétrica, o consumidor e os equipamentos, torna-se possível a tomada de decisões e ações, em qualquer momento, que desviem os fluxos de energia evitando problemas de sobrecarga.