Schneider Electric garante final do mundial energeticamente eficiente

Categoria Home

A Schneider Electric foi a empresa responsável por equipar o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, que vai receber a final do Mundial de Futebol no dia 13 de Julho. De acordo com os standards internacionais da FIFA, a Schneider Electric e os seus parceiros desenvolveram um projecto para tornar o estádio mais energicamente eficiente e seguro.
O projecto desenvolvido incluiu a distribuição de mais de 300 painéis de automação que utilizam protocolos abertos de comunicação. Além da integração simplificada de sistemas e processos, permite atingir uma taxa de poupança energética até 36%. O sistema gestão de água do estádio foi também desenhado para controlar e reduzir o consumo nas casas de banho. Para evitar possíveis odores, válvulas nas casas de banho libertam água em intervalos de tempo mais curtos aquando da ocorrência de jogos de futebol, que se tornam mais espaçados quando o estádio não está a ser utilizado.
A iluminação do estádio é feita através de sistemas que obedecem a protocolos DMX e KNX, que em conjunto com a integração de redes, permitem combinações pré-programadas de iluminação como a variação de cores e a criação de diferentes cenários. É possível ainda o processamento de mensagens relativas aos diferentes sistemas monitorizados, disponibilizando valores actualizados para cada situação e mensagens de alerta quando os limites estabelecidos são atingidos, para que a operacionalização do estádio seja mais segura e eficiente.  
Além da componente de gestão energética, a Schneider Electric equipou o Estádio do Maracanã com um sistema de segurança que combina câmaras de vigilância de alta definição, sistemas de monitorização inteligente e armazenamento de imagem. A captura de vídeo, ajustes a áreas e controlo ao acesso ao estádio são realizados através de uma interface única. O sistema de armazenamento de imagem analisa automaticamente os dados e envia alarmes aos seus utilizadores sempre que identifica actividade suspeita. O acesso e análise de dados em tempo real permite rapidamente identificar e resolver incidentes, e promover um ambiente mais seguro.
"O Estádio do Maracanã integra uma lista mundial, mas exclusiva e limitada, de estádios inteligentes com arquitectura tecnológica que permite a gestão de dados tempo real, tornando o processo de tomada de decisões mais rápido e eficiente,” declara João Carro Aderaldo, Vice-Presidente de Partner Business da Schneider Electric Brasil.