Schneider Electric lança aplicação gratuita de proteção contra sobretensões

Schneider Electric lança aplicação gratuita de proteção contra sobretensões

Categoria Ambiente, Energia

A Schneider Electric, especialista mundial em gestão de energia e automação, acaba de lançar a nova aplicação DST Seletor App, completamente gratuita e disponível em português. Trata-se de um Seletor de Descarregadores de Sobretensão (DST), compatível com smartphones, tablets e PCs, que permite identificar as soluções mais adequadas para a proteção de equipamentos em caso de sobretensão.

A aplicação, desenvolvida pela Schneider Electric, está agora disponível e completamente adaptada ao mercado nacional, permitindo total mobilidade no acesso a um vasto portfólio de soluções de proteção e a identificação das mais adequadas para cada instalação. Além de prevenir danos provocados causados por descargas atmosféricas, a implementação deste tipo de soluções permite ainda prolongar a vida útil dos equipamentos, contribuindo para a redução de custos e aumento da produtividade.
A Seletor DST App facilita a identificação das melhores soluções de proteção contra sobretensões através de diferentes possibilidades de pesquisa: por aplicação, selecionando o tipo de edifício (habitação comercial, industrial ou instalação elétrica crítica), localização e probabilidade de risco, e caraterísticas de instalação; caraterísticas do produto; ou referência comercial. Depois, basta selecionar o produto, verificar as respetivas particularidades, adquri-lo e implementá-lo no edifício.

A segurança das instalações e equipamentos, e sobretudo dos seus ocupantes, é uma preocupação primordial, mas só através de materiais adequados implementados por eletricistas qualificados é possível garantir a segurança e proteção das casas, das famílias e dos seus equipamentos, recorda a empresa, em comunicado. A aplicação Seletor DST ajuda pois a tornar os edifícios mais seguros, confortáveis e energeticamente eficientes, ao mesmo tempo que contribui para a anulação dos custos associados a prejuízos causados por picos de tensão elétrica, garante a Schneider Electric.

“As sobretensões são frequentemente causadas por descargas atmosféricas e, por isso, são imprevisíveis. Sendo difíceis de antecipar e controlar, causam muitas vezes danos nos equipamentos que podem ser irreversíveis. Uma aplicação como o Seletor DST apresenta-se como uma solução que vem preservar a vida dos equipamentos e, simultaneamente, facilitar a vida dos utilizadores, nomeadamente aqueles que estão localizados em zonas com maior propensão a sobretensões,” refere Gonçalo Domingues, Final Distribution Product Manager da Schneider Electric Portugal.