Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente “aplaude” visão pioneira do Politécnico de Leiria

Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente “aplaude” visão pioneira do Politécnico de Leiria

Categoria Advisor, Formação

José Gomes Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, “aplaudiu” a visão pioneira e vanguardista do Politécnico de Leiria pela criação de um novo curso técnico superior profissional (TeSP) em Veículos Elétricos e Híbridos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPLeiria), no encerramento de um seminário dedicado à mobilidade automóvel, que decorreu no passado dia 21 de setembro.

“Vão ser precisos profissionais para profissões que ainda não sabemos que vão existir. Parabéns ao Politécnico de Leiria por esta visão, por ter identificado uma necessidade, e que pode servir de exemplo para outras instituições de Ensino Superior”, destacou o secretário de Estado. “Para lançarmos um novo projeto educativo temos de ter conhecimento, investigação, pessoas especializadas, além da ligação com o meio empresarial, onde posso evidenciar que o Politécnico de Leiria é uma referência em Portugal”, continuou José Mendes. “Mas é preciso posicionar este debate no quadro das alterações climáticas. Se nada fizermos, no final do século XXI teríamos um aquecimento de mais 5 ou 5,5º acima do nível médio, o que seria incomportável”.

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente falou ainda da importância da redução de emissões de gases para a atmosfera, que causam o aquecimento global, sendo a mobilidade de mercadorias e de pessoas, um dos pontos que mais influencia. Por ainda não existir um mercado consolidado, José Mendes referiu o quadro de incentivos financeiros que o Estado oferece a quem adquire um veículo elétrico, bem como o financiamento de uma rede nacional de postos de carregamento, como forma de contribuir para alcançar as metas nacionais de redução das emissões.

A sessão de abertura do seminário, que decorreu no âmbito do “Leiria sobre Rodas 2017”, contou com a intervenção de Rui Pedrosa, vice-presidente do Politécnico de Leiria, que salientou todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Politécnico de Leiria na área da mobilidade e da sustentabilidade energética. O diretor da ESTG/IPLeiria, Pedro Martinho, realçou a área da Engenharia Automóvel como pioneira no Ensino Superior, com uma procura muito elevada, e que continua a ser uma aposta segura em termos de empregabilidade.

Nuno Martinho, coordenador da licenciatura em Engenharia Automóvel, salientou toda a investigação que tem sido realizada ao longo dos anos no Politécnico de Leiria e que agora permite inaugurar uma nova área de formação dedicada aos veículos elétricos e híbridos.

Já Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, alertou para as mudanças que têm sido efetuadas em prol da causa ambiental, e que visam alterar a mobilidade. O presidente do município valorizou o Politécnico por se adaptar à realidade, e desejou que mantenha a sua “receita” de sucesso: criatividade, pragmatismo e inovação.

O painel de debate sobre as “Tendências na tecnologia e mobilidade automóvel”, foi moderado por Paulo Homem, diretor da revista Pós-venda, onde Helder Santos, coordenador do mestrado em Engenharia Automóvel, analisou as tendências das tecnologias híbrida e elétrica, e Helena Silva, diretora técnica e executiva da CEiiA – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, mostrou como a mobilidade pode ser transformada numa utility, baseada na conectividade, na integração e na sustentabilidade.

Hélio Costa, responsável pela formação técnica da Toyota Caetano Portugal, abordou as novas tecnologias de veículos híbridos e fuel cell, e Diogo Duro, estudante do mestrado em Engenharia Automóvel da ESTG/IPLeiria, apresentou um projeto de gestão e controlo de veículos de competição elétricos.
Carlos Ferreira, coordenador do novo TeSP em Veículos Elétricos e Híbridos, que esgotou as vagas para este ano, apresentou o novo curso, que “aposta na tecnologia, na precursão que esta área tem nesta “casa” pela formação pioneira em Engenharia Automóvel”.