Segunda edição do European Rivers Summit vai decorrer em Lisboa

Segunda edição do European Rivers Summit vai decorrer em Lisboa

Categoria Advisor, Agenda

Entre os dias 18 e 20 de novembro de 2021, o GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), dá vida à 2.ª edição do European Rivers Summit. A cimeira vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e contará com a participação de 200 defensores e especialistas dos rios de várias organizações ao redor do mundo para momentos de partilha de conhecimento e planeamento da proteção dos rios, um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo, pode ler-se numa nota de agenda.

Os impactos das alterações climáticas na água doce, subsídios públicos à produção de energia, medidas de proteção e restauro de rios, remoção de barragens e justiça ambiental, serão alguns dos temas abordados durante os três dias da cimeira, dedicados a todos os apaixonados e defensores dos rios, ONG de todo o mundo e especialistas em ambiente.

De acordo com João Dias Coelho, presidente do GEOTA, “a segunda edição da maior cimeira de proteção dos rios europeus vai contar com oradores de peso, como é o caso da mundialmente conhecida defensora dos rios Anna Lesoska, vencedora do prémio Goldman Prize Recipient Europe 2019, de Pao Fernández Garrido, do movimento europeu de remoção de barragens Dam Removal Europe, e de Philip Fearnside, cientista mundialmente reconhecido pela defesa dos rios amazónicos. Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, foram convidados a comparecer no encontro”.

Durante o evento haverá open talks, onde defensores e especialistas de rios terão a oportunidade de partilhar as suas experiências, histórias e conhecimentos. Estas sessões irão consistir em apresentações curtas e abertas, onde os membros inscritos poderão usar o evento como plataforma para dar visibilidade às suas causas e trabalhos, promover networking e divulgar experiências sobre a proteção dos rios, ecossistemas, habitats ribeirinhos, ou outros temas de interesse.

A primeira edição do European Rivers Summit realizou-se em 2018, em Sarajevo, e juntou 250 pessoas de mais de 30 países. Foi debatida a proteção dos rios da Europa e o fim da construção de barragens, pedindo à UniãoEuropeia e aos chefes de Estado que travassem o financiamento desmedido da produção de energia hidroelétrica.

Para mais informações sobre o European Rivers Summit, consulte aqui.