Semana da Floresta levou perto de mil  crianças a Montejunto

Semana da Floresta levou perto de mil crianças a Montejunto

A zona do Parque de Merendas de Montejunto voltou, recentemente, a ser palco da Semana da Floresta, de 30 de março a 5 de abril, iniciativa de preservação da floresta e do ecossistema, bem como de promoção daquela serra. Esta 16.ª edição contou com várias atividades lúdicas que envolveram perto de um milhar de crianças de pré-escolar e primeiro ciclo.

O Município de Alenquer juntou-se, pelo primeiro ano, ao Município do Cadaval na organização do evento. Para além dos mais de 700 participantes do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho do Cadaval, participaram também, pela primeira vez, perto de 250 crianças de escolas e jardins do concelho de Alenquer, nomeadamente de Abrigada, Cabanas de Torres e Vila Verde dos Francos.

As atividades propostas para esta edição, foram tiro com arco, “slackline” (equilíbrio sobre fita suspensa), “caça aos tesouros da floresta”, “gincana da floresta”, “escorrega da floresta”, insuflável (com obstáculos, escalada e escorrega) e plantação de árvores.

Citada em comunicado, Fátima Paz, vice-presidente do Município do Cadaval, faz um balanço muito positivo da 16.ª Semana da Floresta, destacando quer o cariz especialmente lúdico desta edição, quer as “excelentes” condições do “ex-libris natural” da serra para acolher a iniciativa. “Continuamos a acreditar que temos de continuar a mostrar a serra aos nossos alunos, fazendo ver que, no nosso concelho, temos espaços fantásticos e locais a desfrutar”, conclui.

É ainda intuito do Município do Cadaval prosseguir com a atividade, mantendo a parceria com Alenquer, que, segundo a vice-presidente, também manifestou satisfação com a atividade, quer por parte do Município, quer das crianças alenquerenses que por ali passaram.

A iniciativa decorreu  com o apoio da APAS Floresta – Associação de Produtores Florestais.