Semana Europeia da Mobilidade 2020 arranca com 65 cidades portuguesas participantes

Semana Europeia da Mobilidade 2020 arranca com 65 cidades portuguesas participantes

Categoria Advisor, Agenda

O dia de amanhã marca o início da 19.ª Semana Europeia da Mobilidade, a campanha anual da Comissão Europeia (CE) que promove uma mobilidade urbana limpa, sustentável e sem emissões de gases nocivos. De 16 a 22 de setembro, o evento contará com a participação de milhares de cidades em mais de 40 países que organizam atividades que põem em destaque a mobilidade sem emissões, pode ler-se no boletim informativo da CE.

De acordo com o mesmo boletim, já são 65 as cidades portuguesas inscritas nesta iniciativa, de Norte a Sul do país, incluindo as Regiões Autónomas. Entre as iniciativas incluem-se o já famoso dia sem automóveis, em que as ruas estão fechadas ao tráfego motorizado e abertas para peões, bicicletas, trotinetes elétricas, etc.

Além disso, em cooperação com a campanha, a rede europeia de forças policiais de trânsito – ROADPOL –  está a organizar uma nova campanha de segurança rodoviária: as Jornadas da Segurança ROADPOL. Segundo a CE, as forças policiais nacionais vão registar o número de mortes na estrada em 17 de setembro, com o objetivo de atingir zero mortes nesse dia.

Este ano, o tema “Mobilidade sem emissões para todos” reflete não só os ambiciosos objetivos do Pacto Ecológico Europeu de um continente neutro em termos de emissões de carbono até 2050, mas também a importância, muitas vezes ignorada, da acessibilidade aos transportes sem emissões.

Foto: Reuters