Sessão sobre uso de água reciclada na rega de espaços verdes dia 10 de maio

Sessão sobre uso de água reciclada na rega de espaços verdes dia 10 de maio

Categoria Advisor, Agenda

No próximo dia 10 de maio, pelas 17H45, no CIUL (Picoas Plaza), em Lisboa, terá lugar mais uma Sessão Ponto Encontro dedicada ao tema “Utilização de água reciclada na rega de espaços verdes em áreas urbanas”.

A sessão terá como oradores Paulo Diegues, da Direção Geral de Saúde, e António Frazão, da EPAL/ LVT. O moderador será Ângelo Mesquita, da Lisboa E-Nova.

Paulo Diegues irá abordar os Perigos e Riscos associados aos principais agentes patogénicos
presentes nas águas residuais tratadas, nomeadamente bactérias, vírus e protozoários (helmintes), tendo em conta as pessoas expostas e os trabalhadores, face às diferentes utilizações e usos potenciais. Apresentar-se-á de uma forma sucinta um esquema de avaliação do risco, referindo os diferentes passos a dar para a implementação dos Planos de segurança da água aplicados a águas residuais tratadas, tendo por base os princípios aplicados no HACCP ( identificação dos perigos e definição dos pontos críticos de controlo), serão também referidos alguns riscos associados à composição físico química dos efluentes, como a presença dos desreguladores endócrinos e seus efeitos na saúde e ocorrência de bactérias multirresistentes e por fim apresentam-se algumas tabelas com os valores guia de referência a nível nacional e internacional.

Já António Frazão fará uma ponderação sobre as motivações para a reutilização de águas residuais urbanas tratadas (ARUT), uma descrição da experiência já vivida na área das empresas que atualmente compõem as Águas de Lisboa e Vale do Tejo (AdLVT),com gestão delegada pela EPAL, em termos de reutilização interna e externa. Incluir-se-á também uma análise sobre a legislação portuguesa, e de outros países, em particular no que refere à “Utilização de água reciclada na rega de espaços verdes em áreas urbanas”, a importância da monitorização e a necessidade de maior conhecimento na respetiva aplicação e por último uma reflexão sobre aspetos económicos e financeiros sobre a utilização de ARUT.

A sessão é gratuita mas requer inscrição.