Setor energético quer saber as escolhas dos consumidores para poupança de água e energia no mercado de torneiras e chuveiros

Setor energético quer saber as escolhas dos consumidores para poupança de água e energia no mercado de torneiras e chuveiros

A Rede Europeia de Energia, EnR (European Energy Network) está a realizar um questionário aos consumidores sobre o impacto da etiquetagem de produtos e equipamentos como torneiras e chuveiros nas escolhas com vista à poupança de água e energia. De acordo com a ADENE – Agência para a Energia, os resultados vão fornecer dados à elaboração de políticas nos países membros da EnR e junto da Comissão Europeia. Os resultados preliminares serão apresentados no dia 23 de agosto numa sessão online no World Water Week 2022.

Para garantir que os sistemas de etiquetagem para eficiência hídrica têm um impacto semelhante à etiqueta energética europeia, contribuindo para que o mercado desenvolva produtos mais eficientes e o consumidor selecione produtos baseados na eficiência hídrica, é importante envolver tanto a indústria como os consumidores.

Uma vez que a Etiqueta Unificada para a Água (Unified Water Label) – o sistema europeu de rotulagem da eficiência hídrica para produtos sanitários – foi promovido pela respetiva associação envolvendo os atores do setor (Unified Water Label Association), a recetividade da indústria está salvaguardada.

Para garantir a recetividade na resposta dos consumidores aos sistemas de etiquetagem de eficiência hídrica para produtos e equipamentos sanitários, é crucial compreender as necessidades dos utilizadores em relação aos produtos e serviços eficientes em termos do nexus água-energia e identificar limitações, barreiras e soluções.

Com o objetivo de dar contributos para a discussão no seio da Comissão Europeia (CE) e das partes interessadas do setor sobre a opção obrigatória (através da etiqueta energética da EU) e a opção voluntária (através do acordo entre a indústria e a CE), a Rede Europeia de Energia (EnR) desenvolveu um questionário sobre a “perceção da população europeia sobre os sistemas de etiquetagem de produtos e equipamentos sanitários”. O questionário em Português está disponível aqui e pode ser encontrado em mais línguas no website da EnR.

Este inquérito está a ser desenvolvido no âmbito da task force da Rede Europeia de Energia (EnR) sobre Nexus Água-Energia, coordenada pela ADENE – Agência para a Energia (Portugal) e incluindo as agências nacionais de energia de Itália (ENEA), Reino Unido (Energy Saving Trust), Malta (The Energy and Water Agency), Grécia (CRES), Eslováquia (SEA), Croácia (EIHP), França (ADEME) e Países Baixos (RVO). Saiba mais no website da EnR.

Durante 2022 é a ADENE quem assume a presidência da Rede Europeia de Energia (ENR).