SGS acompanhou o primeiro abastecimentos de GNL em Portugal Continental

SGS acompanhou o primeiro abastecimentos de GNL em Portugal Continental

Categoria Advisor, Empresas

A SGS Portugal, enquanto entidade independente, representou o fornecedor de Gás Natural Liquefeito (GNL) e atestou a qualidade e quantidade de GNL no primeiro abastecimento truck-to-ship realizado em Portugal Continental, caracterizado pelo abastecimento de um navio, em Sines, com recurso a um camião-cisterna parqueado no cais de ancoragem. De acordo com comunicado enviado à imprensa, este abastecimento teve lugar no passado dia 29 de fevereiro no Terminal Multipurpose de Sines (TMS), com recurso aos tanques de gás natural de Sines.

A draga “Scheldt River”, que esteve a operar no Porto de Setúbal no processo de dragagem do Rio Sado, e que, devido a uma interrupção nos trabalhos de Setúbal, segue agora para um novo projeto em Itália. Este procedimento de abastecimento de navios é habitualmente realizado nos moldes ship-to-ship, ou seja, com “recurso a uma outra embarcação de menor dimensão para abastecer navios”, refere a SGS no mesmo comunicado. Neste caso particular, o GNL foi carregado em camiões-cisterna na estação de enchimento do terminal de gás natural do Porto de Sines e fornecido ao navio aí atracado. A embarcação belga “Scheldt River” é responsável e reconhecida pelos primeiros abastecimentos truck-to-ship em diversos portos europeus.

A SGS Portugal atua no mercado como representante do principal fornecedor nacional em diversas tipologias de abastecimento a navios com combustíveis tradicionais, como diesel e fuel oil, e agora também com GNL. Este primeiro abastecimento de  GNL no Porto de Sines representa um ponto de viragem no histórico no setor energético português, na medida em que, até ao momento, todos os abastecimentos realizados foram de derivados de petróleo. Enquanto entidade independente e idónea, e com base no conhecimento técnico que possui, a SGS atesta, quer a qualidade, quer a quantidade de GNL necessário para este abastecimento, dando confiança ao mercado dos abastecimentos de combustível em Portugal.

Foto cedida pela SGS Portugal