Siemens e Bentley Systems juntas na área da digitalização

Siemens e Bentley Systems juntas na área da digitalização

Categoria Advisor, Empresas

A divisão Energy Management da Siemens e a Bentley Systems estão a trabalhar em conjunto, no sentido de desenvolver soluções que permitam acelerar a digitalização do planeamento, design e operações de clientes industriais e utilities de energia. Os clientes poderão assim beneficiar tanto do conhecimento da Bentley Systems em modelação 3D de ativos de infraestruturas e em sistemas GIS, como do know-how e experiência da Siemens na área do planeamento, simulação e análise de sistemas de energia.

A primeira da nova gama de soluções conjuntas combinará os recursos dos sistemas de design, modelação e informação geográfica (GIS) para utilities da Bentley Systems com o portfólio de Simulação de Sistemas de Energia (Power System Simulation – PSS®) da Siemens, que inclui soluções específicas para a transmissão e distribuição de energia e para instalações industriais.

 “A atual tendência da indústria da energia rumo à descentralização representa um importante desafio e, simultaneamente, uma grande oportunidade para os produtores e consumidores de energia. A nossa aliança estratégica com a Bentley Systems ajudará os nossos clientes a navegar com maior facilidade e agilidade neste cenário em constante mudança graças à combinação das nossas sólidas soluções”, disse Ralf Christian, CEO da divisão Energy Management da Siemens, citado em comunicado.

A solução OpenUtilities da Bentley Systems para o design de redes elétricas e o GIS serão integrados com os softwares PSS da Siemens para o planeamento de sistemas de energia, a fim de proporcionar fluxos de trabalho contínuos e uma integração de dados e processos constante, suportando ao mesmo tempo um design de rede que otimiza tanto o desempenho operacional como a vertente económica.

Adicionalmente, a parceria entre as duas empresas fornecerá componentes inteligentes da Siemens que podem ser facilmente integrados nas aplicações da Bentley Systems para modelação 3D de subestações, enquanto que os respetivos símbolos elétricos disponibilizam os detalhes necessários para a emissão de relatórios ou layouts em formato 2D.