Smart Waste Portugal entrega estudos estratégicos ao ministro do Ambiente

Smart Waste Portugal entrega estudos estratégicos ao ministro do Ambiente

A direção do Smart Waste Portugal (SWP) liderada pelo presidente Aires Pereira foi ontem, dia 8 de agosto, recebida em audiência no Ministério do Ambiente. Num encontro de mais de uma hora com o João Matos Fernandes e o secretário de Estado Carlos Martins houve ainda a oportunidade de entregar dois estudos promovidos recentemente pela SWP.

O primeiro, da autoria da consultora Augusto Mateus & Associados, perspetiva as oportunidades de Portugal no domínio da economia circular, ou seja, na abordagem aos resíduos como recursos, evitando o desperdício e a dependência do país em termos da necessidade de aterros para resíduos. Nesse estudo foram analisados vários setores industriais e apontados caminhos a explorar, com ação direta por atores tão diversos como o Governo e entidades públicas e privadas. O documento salienta, ainda, as oportunidades de criação de valor e de emprego, ao alcance do país nos próximos anos.

O segundo estudo, “Caracterização da Produção da Fração Resto em Portugal e Avaliação do Potencial de Valorização”, realizado pela 3DRIVERS, tem como principal objetivo apoiar a decisão política de resolver a dependência do país quanto à deposição de resíduos urbanos em aterro sanitário.

A direção do SWP comprometeu-se a intensificar a promoção de iniciativas com o Governo para envolver os seus cerca de 75 associados em ações concretas e contribuir para a uma rápida transição do país para um novo modelo de economia, mais circular, criando riqueza, emprego e melhorando o ambiente.