SMAS de Sintra anunciam remodelação de mais de um milhão de euros na rede de abastecimento de água

SMAS de Sintra anunciam remodelação de mais de um milhão de euros na rede de abastecimento de água

Categoria Advisor, Empresas

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) procederam, por administração direta, à remodelação da rede de abastecimento de água na Avenida dos Missionários, no Cacém, junto à Escola EB 2,3 António Sérgio. A intervenção dos SMAS de Sintra inseriu-se no âmbito da execução da ligação pedonal e ciclável entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares (Rio de Mouro), que representa um investimento global do município de 1 milhão e 600 mil euros, lê-se num comunicado.

Numa extensão de cerca de 170 metros, os SMAS de Sintra efetuaram a substituição da rede antiga por uma conduta DN 200 mm, em PVC. Após realização dos trabalhos de desinfeção do troço instalado, foram efetuadas as respetivas ligações à rede existente, refere o mesmo comunicado.

De acordo com os SMAS de Sintra, a intervenção de requalificação na Avenida dos Missionários insere-se na execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, já que, além da requalificação das margens da ribeira (numa área aproximada de oito hectares), a empreitada compreende a valorização e reabilitação do espaço público, nas imediações da Escola António Sérgio, através de melhoria das condições de circulação pedonal, com o alargamento de passeios, reforço da arborização dos arruamentos, criação de ciclovia e revitalização dos espaços verdes existentes.

Na Avenida dos Missionários (três pontos de deposição) e na Rua Cardeal Patriarca D. António Ribeiro, os SMAS de Sintra procederam, ainda, à instalação de novos contentores de recolha de resíduos urbanos, substituindo os equipamentos de superfície por enterrados, o que vai aumentar a capacidade de deposição, melhorar a acessibilidade e higiene e valorizar o ambiente. Uma intervenção que se insere na estratégia de renovação de contentorização desenvolvida por estes serviços municipalizados em todo o concelho, de forma gradual, e que implica um investimento no montante de quatro milhões de euros.

A empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, com um prazo de execução de 10 meses, abrange território das uniões de freguesia de Agualva/Mira Sintra e Cacém/São Marcos e da Freguesia de Rio de Mouro.