SMAS de Sintra promovem webinar sobre os impactos ambientais dos resíduos invisíveis

SMAS de Sintra promovem webinar sobre os impactos ambientais dos resíduos invisíveis

Categoria Advisor, Agenda

O município de Sintra vai promover um segundo webinar sobre “O Impacto Ambiental dos Resíduos Invisíveis”, esta quarta-feira, entre as 14h30 e as 16h30, após a realização de um evento similar por ocasião do 12.ª Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos (21 a 29 de novembro).

A iniciativa, que vai decorrer através da plataforma Teams, visa sensibilizar para uma “correta deposição dos resíduos” e os “impactos que estes provocam no meio ambiente” e na “rede de saneamento”, referem os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) em comunicado.

Dinamizado pela Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com os SMAS de Sintra, o webinar procura alertar para a necessidade de mudança de comportamentos, ao nível da deposição de resíduos elétricos e eletrónicos, óleos alimentares usados e medicamentos.

Segundo a empresa municipal, a sessão será palco ainda da apresentação da “Estratégia de Sintra para os Biorresíduos”, com uma intervenção a cargo do diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, em que serão reveladas as prioridades da operação “Sintra e os Biorresíduos”. Após o projeto piloto que decorreu em Rio de Mouro, a recolha seletiva de resíduos alimentares vai avançar, no corrente ano, na União de Freguesias de Sintra, Freguesia de Colares e localidades de Algueirão-Mem Martins, Rio de Mouro e União de Freguesias de Queluz e Belas.

De acordo com os SMAS de Sintra, esta iniciativa visa gerar na comunidade uma corrente de sensibilização para a importância de uma adequada gestão dos recursos e dos resíduos em geral, valorizando-se o contributo que cada um de nós tem na tomada de decisões ambientalmente responsáveis e essenciais para uma economia circular e consequentemente, para um planeta mais sustentável e ecológico.

Tendo como público-alvo as escolas do concelho de Sintra e os trabalha

Left Side Content
Right Side Content
dores da autarquia e dos SMAS de Sintra, o evento conta também com a participação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, da ERP Portugal ( Associação Gestora de Resíduos) e da Águas do Tejo Atlântico.