Smurfit Kappa: “Quase metade dos consumidores considera que a embalagem sustentável os influencia ao comprar moda online”

Smurfit Kappa: “Quase metade dos consumidores considera que a embalagem sustentável os influencia ao comprar moda online”

O packaging é um fator chave para os consumidores europeus tomarem decisões de compra. O novo inquérito da Smurfit Kappa, elaborado pela consultora externa de investigação TRUE Global Intelligence, a 5.028 consumidores europeus de França, Alemanha, Itália, Polónia e Espanha, tem como objetivo descobrir as atitudes e comportamentos relacionados com o uso de embalagens sustentáveis em eCommerce no âmbito da moda. Além disso, recolhe as suas expectativas ao comprar roupa, calçado e acessórios.

Os dados, partilhados em comunicado pela Smurfit Kappa, revela que quase metade dos compradores (44%) considera que a utilização de materiais de embalagem sustentáveis desempenha um papel fundamental ao adquirir artigos de moda online. Mais de um terço (35%) afirma ter tomada a decisão por ser mais sustentável ao comprar moda online. Já 43% dos compradores na Europa afirma que o uso de embalagens recicladas é o maior indicador da sustentabilidade de uma marca. E 40% dos inquiridos afirma que a informação ou os símbolos que aparecem no packaging são uma das principais fontes de informação de que dispõem sobre a responsabilidade ambiental de uma empresa. Também,  59% dos utilizadores menciona a importância de devolver os artigos, utilizando a mesma embalagem em que vinham.

Para a Smurfit Kappa, “os dados recolhidos por este inquérito são cruciais para os proprietários de marcas e os retalhistas, já que, sem dúvida, os consumidores têm muito em conta a sustentabilidade como requisito em relação aos seus produtos e processos”.

De acordo com José António Llopis, eCommerce Manager da Smurfit Kappa Espanha, Portugal e Marrocos, “este estudo deixa patente que os consumidores europeus querem marcas e lojas que atuem de forma responsável. A embalagem constitui uma prova tangível e visual do compromisso que estas têm com a sustentabilidade. Por isso, é indispensável que se adaptem às exigências ambientais dos compradores. Caso contrário, arriscam-se a perder consumidores ou a lesar a sua reputação”.

O estudo da Smurfit Kappa destaca, ainda, os três principais fatores que influenciam na perceção da embalagem sustentável por parte dos consumidores: “A embalagem pode ser reciclada: 43%; A embalagem é biodegradável: 35%; A embalagem é com materiais reciclados: 35%”.

“´É reciclável? É biodegradável? Os resultados deste inquérito assinalam que uma percentagem considerável dos europeus coloca estas perguntas. É necessário que as marcas adotem soluções de embalagem mais sustentáveis, se ainda não o fizeram. Como tal, na Smurfit Kappa, trabalhamos sempre com os nossos clientes para criar as soluções de embalagem sustentável mais inovadoras do mercado que, não só, cumprem a sua finalidade e melhoram a proteção do produto durante o transporte, como também garantem que a embalagem desempenha um papel positivo na experiência de marca do consumidor e, sem dúvida, cuidam do ambiente”, remata José António Llopis.