Smurfit Kappa reforça compromisso para reduzir emissões de CO2

Smurfit Kappa reforça compromisso para reduzir emissões de CO2

Categoria Advisor, Empresas

A Smurfit Kappa destaca no seu 13º Relatório Anual de Desenvolvimento Sustentável o enfoque estratégico na eficiência energética e o uso de fontes renováveis de combustível, como a biomassa. A empresa recolhe mais de 90% do seu produto sustentável e opera num modelo de negócio circular, com mais de seis milhões de toneladas de fibra recuperada e reciclada anualmente.

No seu caminho para a sustentabilidade, a empresa anunciou novos objetivos para reduzir ainda mais as suas emissões de CO2 fóssil, incluindo a sua ambição de alcançar, como mínimo, zero emissões líquidas em 2050. Também ampliou a sua atual meta intermédia de redução de CO2 para 2030 em 15 pontos percentuais, até 55%, em comparação com o ano base de 2005, lê-se no comunicado.

Este compromisso de CO2, segundo a empresa, econtra-se em processo de validação através da Science Based Targets (SBT), surgida de uma colaboração entre o Pacto Mundial das Nações Unidas, WWF, CDP e o Instituto de Recursos Mundiais (WRI). Trata-se de uma iniciativa que defende o estabelecimento de objetivos baseados na ciência como uma forma poderosa de impulsionar as vantagens competitivas das empresas na transição para uma economia baixa em carbono. Além disso, está centrada em particular na validação dos seus objetivos de redução de CO2, a par dos objetivos do Acordo de Paris.

Steven Stoffer, vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável do Grupo na Smurfit Kappa, assegurou que “o mais importante é liderarmos com provas em sustentabilidade. A validação da SBT proporcionará ao nosso negócio o alinhamento com os objetivos do Acordo de Paris e as recomendações das últimas descobertas da ciência do clima. Orgulhamo-nos por demonstrar aos nossos clientes e às comunidades onde operamos o nosso claro compromisso com o papel que temos em minimizar as alterações climáticas, e também em como estamos a utilizar a nossa experiência e conhecimentos para ajudar a oferecer soluções e mudanças positivas numa ampla gama de problemas globais”.

Por sua vez, Javier Villate, responsável de Qualidade, Segurança Alimentar e Sustentabilidade da Divisão de cartão canelado da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, acrescentou que “estamos muito satisfeitos por continuar a trabalhar com os nossos clientes para acrescentar valor através de soluções sustentáveis de confiança e medindo a nossa pegada ambiental, o que, por sua vez, contribui para gerar confiança nas suas cadeias de fornecimento”.