Sonae premeia fornecedores que tenham melhor desempenho em indicadores ESG

Sonae premeia fornecedores que tenham melhor desempenho em indicadores ESG

Categoria Advisor, Empresas

A Sonae estabeleceu um acordo inovador com o Banco Santander Portugal que vai permitir aos fornecedores do grupo – abrangidos por este acordo – anteciparem os seus recebimentos em condições vantajosas, tendo em conta critérios de sustentabilidade.

“A solução implementada, pioneira na Península Ibérica, vai garantir condições mais vantajosas para os fornecedores com melhor desempenho em indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG)”, estando alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Sonae, pode ler-se num comunicado.

De modo a auxiliar os seus fornecedores na gestão da sua tesouraria, a Sonae tem implementados acordos com instituições financeiras no âmbito dos quais estes podem celebrar livremente acordos que lhes permitem a antecipação de faturas. O novo protocolo de confirming acordado com o Banco Santander Portugal vai garantir, adicionalmente, que aqueles que apresentem um bom desempenho em indicadores ESG obtenham ainda melhores condições.

“Na Sonae vemos os nossos fornecedores como parceiros com quem percorremos um caminho comum, nomeadamente na implementação de formas sustentáveis de utilização dos recursos e na promoção de soluções inovadoras para os desafios ambientais e sociais que, juntos, enfrentamos na cadeia de valor”, declara João Dolores, CFO da Sonae, acrescentando que “este protocolo de confirming com base em critérios ESG é uma forma de premiar esse trabalho e reconhecer financeiramente as melhores práticas”.

De acordo com o Grupo Sonae, a classificação de desempenho ESG dos fornecedores será feita de forma independente com apoio da EcoVadis, uma plataforma que trabalha na avaliação da performance de sustentabilidade de empresas. O acordo beneficiará inicialmente os fornecedores do Continente, da Worten, da MO e da Zippy, e será um “importante passo para encorajar e consciencializar os seus fornecedores para a relevância cada vez maior de incorporar práticas de sustentabilidade nas suas operações, retirando um benefício financeiro relevante dessa incorporação”, refere a Sonae, no mesmo comunicado.