Sonae tem mais de 60% de financiamentos associados a objetivos de sustentabilidade

Sonae tem mais de 60% de financiamentos associados a objetivos de sustentabilidade

Categoria Advisor, Empresas

A Sonae atingiu a meta de ter mais de 60% dos seus financiamentos associados ao desenvolvimento sustentável. Para tal, o Grupo, diretamente e através das suas empresas, completou um conjunto muito significativo de operações de financiamento indexadas ao desempenho em indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG).

Como resultado destas iniciativas, a Sonae assegura, num comunicado, que tem hoje contratualizadas operações de financiamento com enquadramento sustentável, “Green” ou “ESG Linked” de mais de mil milhões de euros. “Este valor representa mais de 60% linhas de financiamento de médio e longo prazo das empresas consolidadas integralmente pela Sonae, entre linhas utilizadas e disponíveis, sendo que na holding este valor é já de 92% e na MC de 56%”, refere o Grupo.

“Só nos últimos 12 meses, refinanciámos mais de 900 milhões de euros, com spreads associados a metas ambiciosas para indicadores ESG. Isto só é possível porque na Sonae estamos empenhados em crescer com responsabilidade e não hesitamos em assumir compromissos financeiros que dependem do nosso impacto nas pessoas, nas comunidades e no planeta”, declara João Dolores, CFO da Sonae

As operações realizadas estão alinhadas com o compromisso da Grupo em atingir níveis ambiciosos de desempenho ESG e demonstram o reconhecimento da estratégia de desenvolvimento sustentável por um conjunto muito alargado de instituições bancárias nacionais e internacionais. Os acordos celebrados reforçam também a posição de liquidez, aumentam a maturidade média da dívida e reduzem os custos de financiamento. Os spreads destas operações estão indexados ao desempenho das Empresas Sonae na promoção da presença de mulheres em cargos de liderança, à redução das emissões de CO2 e ao aumento da taxa de reciclagem dos resíduos gerados nos centros comerciais.