SPV disponibiliza dados sobre a redução de CO2 aos seus clientes

SPV disponibiliza dados sobre a redução de CO2 aos seus clientes

Categoria Ambiente, Resíduos

A Sociedade Ponto Verde (SPV) acaba de lançar o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), um novo serviço que vai permitir a todos os clientes que colocam embalagens no mercado descobrirem “o quanto estão a reduzir o impacto ambiental das suas embalagens”.

Esta redução traduz-se em emissões de CO2 e na declaração “Menos Pegada Mais Futuro” que a SPV fornece aos seus clientes, estes ficam a saber em quanto foram reduzidas as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, no período de um ano, devido à valorização dos resíduos das embalagens.

Este novo serviço, disponível na plataforma digital de contacto entre a SPV e os seus clientes apresenta a estimativa da Pegada de Carbono evitada, que é calculada a partir das quantidades de embalagens indicadas por cada cliente na declaração que preenchem anualmente e o desempenho geral do sistema de gestão de resíduos da SPV, tendo em conta a valorização material e energética dos resíduos (reciclagem, compostagem, incineração com recuperação de energia e tratamento Combustíveis Derivados de Resíduos).

“Este novo serviço foi especialmente desenvolvido para os nossos clientes e vai permitir-lhes uma fácil e mais rápida leitura dos indicadores de desempenho ambiental. Esperamos assim motivá-los a perseguir cada vez melhores resultados. Em 2019, estimamos que sejam evitadas as emissões de 144 mil tCO2e, o equivalente a 32.616 percursos de carro à volta do equador”, afirma a CEO da SPV, Ana Isabel Trigo Morais.

A análise realizada conta com dados da SPV e dos seus parceiros, nomeadamente, Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) e Retomadores, bem como informação proveniente de bases de dados internacionais.