Sustentabilidade, a prioridade da Smurfit Kappa para enfrentar os desafios ambientais do futuro

Sustentabilidade, a prioridade da Smurfit Kappa para enfrentar os desafios ambientais do futuro

A proteção do ambiente transformou-se numa das principais prioridades de governos e grandes empresas do mundo inteiro. O aquecimento global, os resíduos que acabam nos oceanos pondo em risco a sua biodiversidade, os produtos não biodegradáveis de utilização única, milhares de milhões de toneladas de lixo que se acumulam nos aterros, etc. Muitos são os desafios a que se deve fazer face e que estão previstos na Agenda 2030 sobre o Desenvolvimento Sustentável aprovada pela ONU, uma oportunidade para que os países e as suas sociedades percorram um novo caminho que ajude a deixar um planeta melhor às próximas gerações. Uma via que a Smurfit Kappa percorre há décadas, colocando a sustentabilidade como um dos grandes pilares da sua estratégia e como a essência do design de cada uma das suas embalagens de cartão canelado.

A empresa trabalha permanentemente para desenvolver soluções que respeitem mais o ambiente, fabricadas com fibras de madeira provenientes de florestas geridas de forma sustentável e que são recicláveis e biodegradáveis em condições naturais. Além disso, todos os anos publica o seu Relatório de Desenvolvimento Sustentável, em que apresenta dados sobre os seus importantes progressos em matéria de sustentabilidade e com o qual procura estabelecer um modelo de negócio circular que ajude a melhorar o ambiente. A empresa assumiu sempre um sólido compromisso a longo prazo em avançar, de forma real e quantificável, em cinco áreas estratégicas fundamentais: florestas, alterações climáticas, água, resíduos e pessoas.

Uma filosofia de negócio que também transfere para os seus clientes, ajudando-os a reduzir a sua pegada ambiental graças às suas embalagens fabricadas em cartão canelado, concebidas no âmbito da sua iniciativa Better Planet Packaging, que abre a porta a um futuro com embalagens sustentáveis e inclui o design de produtos inovadores e que realmente promovem a mudança para um mundo sem resíduos. Graças a ela, desenvolve soluções com um impacto positivo no planeta e que resolvem as necessidades reais dos seus parceiros.

Embalagens para um futuro sustentável

No âmbito desta iniciativa podemos destacar a gama de soluções desenvolvida para substituir as embalagens não biodegradáveis de utilização única que são usadas atualmente para agrupar bebidas, tanto engarrafadas como em latas. Entre os produtos que a integram destacamos GreenClip, uma alternativa aos anéis não biodegradáveis usados nos packs de quatro, seis e oito latas e que responde às novas exigências dos fabricantes de bebidas, que procuram uma solução mais ecológica que evite que os peixes fiquem presos em anéis deste tipo. TopClip, que substitui a película que se utiliza para agrupar e vender várias latas num único pack indivisível, oferecendo sustentabilidade e funcionalidade em partes iguais, pois cobre completamente a parte superior dos multipacks de latas, protegendo-a da contaminação e facilitando consideravelmente a pega e o transporte pelo consumidor. Ou Nor-Grip, uma inovadora solução de cartão canelado para agrupar garrafas sem necessidade de uma película retrátil.

Em setores como o agrícola, a Smurfit Kappa destaca-se pela sua inovadora e vasta gama P84, concebida especificamente para a agricultura, constituída por soluções, alternativas ao pool de embalagens plásticas, que são biodegradáveis e sofrem menos contaminação por bactérias. Importa ainda mencionar o seu inovador AgroPaperTM, a solução sustentável e biodegradável para o acolchoado agrícola, a sua original solução para a tradicional malha não biodegradável de cítricos, que mantém ainda o produto em melhores condições.

Na agricultura também têm de ser mencionadas os seus tabuleiros para frutos pequenos, alternativos aos fabricadas com materiais não biodegradáveis, pois são 100% biodegradáveis e permitem tornar mais sustentável e eficiente a cadeia de fornecimento. Além disso, são totalmente personalizáveis, melhorando a imagem do cliente no ponto de venda.

A Smurfit Kappa também dispõe de embalagens de cartão canelado sustentáveis em setores como a indústria, com soluções biodegradáveis para eCommerce, em que a empresa é especialista; e outras inovadoras como ThermoBox, embalagem de isolamento térmico, fabricada com uma combinação de cartão canelado e favo de mel, que mantém frescos os alimentos congelados e refrigerados ao longo de toda a cadeia de fornecimento e que representa uma alternativa às embalagens de poliestireno expandido (EPS).

Objetivo: Sustentabilidade

A Smurfit Kappa trabalha todos os anos para atingir e até ultrapassar os objetivos definidos para cada uma das referidas áreas estratégicas no âmbito do seu plano de sustentabilidade. Entre eles, o aumento de combustíveis provenientes de fontes renováveis, redução relativa de 29% das suas emissões de CO2 em relação a 2005, redução dos resíduos enviados para aterros, etc. Por isso, agora mais do que nunca, apela a toda a sociedade para enfrentar o desafio dos resíduos e defender materiais recicláveis e biodegradáveis que facilitem a economia circular e proporcionem uma utilização eficiente dos recursos.

Também pretende promover a mudança a partir do inquérito “Sustentabilidade e rentabilidade: à procura de um equilíbrio”, realizado pelo Financial Times a 200 diretores e a 1.500 consumidores do Reino Unido para analisar os pontos de vista do setor empresarial e dos consumidores em relação à sustentabilidade e à forma de adaptar os seus hábitos para conseguir um futuro mais sustentável. Um estudo que revela que o Consumo Consciente continua a aumentar a necessidade de que as empresas integrem a sustentabilidade nas suas operações comerciais e indica que entre as novas gerações de consumidores existe uma crescente exigência de que as empresas sejam mais transparentes na informação que prestam sobre as suas práticas de sustentabilidade.

Javier Villate, Quality & Food Safety & Sustainability Manager da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, garante que: “A necessidade de reduzir os resíduos obriga-nos a ir mais longe ao desenvolver soluções biodegradáveis, recicláveis e renováveis, que representam uma importante alternativa a ter em conta no futuro imediato. O consumo e a produção responsáveis são um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, pelo que apostamos em embalagens feitas a partir de recursos renováveis. Por isso, utilizamos o nosso conhecimento em materiais sustentáveis, design, reciclagem e experiência como líder do setor para desenvolver as embalagens mais inovadores para os nossos clientes, feitos à medida e eficientes, mas que também nos ajudem a promover a mudança.”