Tejo Atlântico dedica semana à Água com iniciativas de sensibilização

Tejo Atlântico dedica semana à Água com iniciativas de sensibilização

Apesar do Dia Mundial da Água (22 de março), já ter passado, a Águas do Tejo Atlântico tem promovido ao longo desta semana – “Semana da Água” –  um vasto leque de iniciativas com objetivo sensibilizar para a importância do uso eficiente da água no contexto das Fábrica de Água e da economia circular.

Em parceria com os municípios servidos pela Tejo Atlântico, as iniciativas irão envolver cerca de 2. 500 crianças em ações de sensibilização para a importância da água, recurso finito e desafiando para a todos para que, no seu dia-a-dia a utilizem racionalmente, mudando atitudes e adotando comportamentos mais sustentáveis. A empresa tem dado o seu contributo através da reutilização nas Fábricas de Água, valorizando-a e dando-lhe uma nova vida.

As atividades começaram no passado dia 15 de março, em Torres Vedras, com a participação na Quinzena da Floresta e da Água, que decorre na Mata do Convento do Varatojo até dia 25 de março, envolvendo cerca de um milhar de alunos de todas as escolas do 1º ciclo do concelho de Torres Vedras. Para além dos jogos temáticos sobre o Valor da Água que a Tejo Atlântico está a dinamizar, junto de todos os participantes, durante o evento, em parceria com os SMAS de Torres Vedras, uma pintura coletiva onde as crianças vão responder ao desafio H2OFF – Hora de Fechar a Torneira, lançado pela APDA, com o apoio do Embaixador Tiago Hacke, com base no slogan do movimento “Porque a água não é só tua!”. Nesse âmbito e em conjunto com os SMAS, realizou-se no passado dia 21 de março uma sessão de sensibilização online “ATIVAR: H2OFF – Hora da Água” direcionada para os alunos do 2º e do 3º ciclo do ensino básico. A sessão de sensibilização online convidou os participantes não só a fechar a torneira nesse momento, mas também sensibilizou no sentido de desenvolverem, durante todo o ano, atividades lúdico-pedagógicas com vista à adoção de comportamentos mais sustentáveis.

No dia 22 de março, em parceria com a Águas de Portugal, foram divulgados os vencedores da 3ª competição nacional do Aquaquiz e o Pavilhão do Conhecimento deu a conhecer também os projetos vencedores do concurso Ideias Hidrodinâmic@s, que contou com a parceria da Tejo Atlântico e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Também a 22 de março a Tejo Atlântico participará em iniciativas municipais com atividades lúdico-pedagógicas em Alcobaça, Loures e Óbidos, esta última também em parceria com a Eco-Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral, envolvendo alunos dos ensinos Pré-escolar e do Ensino Básico.

Nos dias 23 e 24 é a vez de sensibilizar as crianças do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos, em conjunto com a EPAL e com o Município de Arruda dos Vinhos, integrado nas atividades na Semana do Ambiente. No dia 28 de março será a vez do Município da Nazaré que irá finalizar com a visita de todos os alunos do 4º ano à Fábrica de Água da Nazaré.

Além dos mais novos, também os formandos da Escola da Guarda da GNR, numa parceria com o Município de Sintra, e os funcionários de uma Eco-Freguesia de Óbidos, tiveram no decorrer desta semana uma ação de formação valorização da água.

Ao longo do mês de março, a par destas atividades realizadas com os municípios, o Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico irá manter as suas portas abertas, quase diariamente, para receber as escolas da região, organizando sessões de sensibilização sobre o valor da água.