Torres Vedras: 56 estabelecimentos de ensino foram receberam “Bandeira Verde” do Eco-Escolas

Torres Vedras: 56 estabelecimentos de ensino foram receberam “Bandeira Verde” do Eco-Escolas

Torres Vedras é o concelho do país com maior número de escolas galardoadas no âmbito do programa “Eco-Escolas”. Em comunicado, o município refere que foram 56 estabelecimentos de ensino torrienses que receberam a “Bandeira Verde”, reconhecendo assim o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2019/2020, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O concelho conta ainda com dois Eco-Agrupamentos – Agrupamento de Escolas de São Gonçalo e Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias – pelo facto de todos os respetivos estabelecimentos de ensino terem sido galardoados com a bandeira verde.

As escolas de Torres Vedras inscritas no programa “Eco-Escolas” contam com o apoio do município para o desenvolvimento e concretização dos respetivos planos de ação, bem como no que respeita ao financiamento das inscrições, pelo que o mesmo foi mais uma vez distinguido como “Município-parceiro” do programa.

As escolas galardoadas tiveram de desenvolver trabalho seguindo a metodologia do programa “Eco-Escolas”, a qual é constituída por sete passos: Conselho Eco-Escolas, Auditoria Ambiental, Plano de Ação, Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, Envolvimento da Comunidade, e Eco-Código. Esta metodologia é inspirada nos princípios da Agenda 21 Local, sendo que os seus passos visam garantir a participação das crianças e jovens das escolas na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma comunidade mais sustentável.

O “Eco-Escolas” é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. Pretende reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental e para a Sustentabilidade e encorajar ações neste domínio.