Três aquários portugueses participam em campanha contra o lixo marítimo

Três aquários portugueses participam em campanha contra o lixo marítimo

O Oceanário de Lisboa, o Aquário de Porto Pim, no Açores e o Aquário Vasco da Gama, em Lisboa participam na campanha de sensibilização mundial “World Aquariums Against Marine Litter” (Aquários do Mundo Contra o Lixo Marinho), promovida pela Comissão Europeia, para alertar para o flagelo da poluição nos oceanos. Esta campanha reúne cerca de 100 aquários dos cinco continentes do mundo.

Para marcar a sua participação, o Oceanário de Lisboa apresenta duas instalações feitas com garrafas de plástico, que representam um cachalote e uma medusa. As esculturas, da autoria de Daiena Dâmaso e Sebastião Lobo, são feitas com 4.765 garrafas de água de plástico, recolhidas por atletas do Ginásio Clube Português, no âmbito da Gala “A Mar”.

A inauguração da campanha feita por Karmenu Vella, Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, aconteceu na passada quinta-feira, dia 27 no Museu Oceanográfico do Mónaco, e contou com a presença do príncipe Alberto II do Mónaco, do diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Erik Solheim, e do CEO da World Association of Zoos and Aquariums (WAZA), Doug Cress.

Esta campanha pretende ainda divulgar a quarta edição da conferência internacional sobre o oceano, “OurOcean”, que se realiza nos dias 5 e 6 de outubro deste ano, em Malta, e que reúne líderes de todo o mundo para o debate sobre este problema global.