“Turma Imbatível” do Lidl assinala 10 anos

“Turma Imbatível” do Lidl assinala 10 anos

Pelo 10.º ano consecutivo, o programa educativo do Lidl volta a levar às escolas nacionais uma mensagem de sensibilização sobre estilos de vida sustentáveis, com a colaboração da Direção-Geral da Educação (DGE), da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Agência Portuguesa para o Ambiente (APA) e da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP). Na edição deste ano a ‘Turma Imbatível’ está reforçada, e conta também com o apoio da Associação Natureza Portugal | WWF e da Associação Portuguesa de Nutrição (APN).

Dando continuidade ao seu programa educativo destinado às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico – “Turma Imbatível” -, o Lidl regressa às escolas nacionais de norte a sul do país para promover comportamentos mais responsáveis e sustentáveis junto dos mais novos, ensinando-os a cuidar melhor da sua alimentação e do Planeta de forma lúdica e divertida. Desde 2011, este programa já impactou mais de 100.000 alunos do 1º ciclo e 720 escolas, lê-se numa nota divulgada pela rede de supermercados.

Empenhada em promover a interação entre as crianças e reforçar a relevância de temas ambientais e sociais, a “Turma Imbatível” oferece às escolas interessadas um jogo de tabuleiro gigante – ‘Um jogo e peras!’ -, num formato simples e prático que os professores podem implementar em sala de aula. Este jogo tem uma duração de aproximadamente 30 minutos, dependendo do número de alunos, e permite dar aos mais novos um papel ativo na aprendizagem, com regras fáceis e um guião para o professor realizar a atividade em turmas separadas, garantindo a segurança e evitando que equipas externas estejam presentes.

Desenhado com apoio da DGE, da DGS, da APA e da ANP, o jogo aborda temas de currículo nacional alinhados à Cidadania & Desenvolvimento e à Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

Quem também se juntou à ‘Turma Imbatível’ nesta sua 10ª edição, foi a Associação Natureza Portugal | WWF, que contribuiu com novas perguntas e desafios, numa abordagem que incentiva as crianças a descobrir mais sobre o nosso planeta, despertando a curiosidade e promovendo o trabalho em equipa. Do mesmo modo, contamos este ano com o apoio institucional da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), que contribuirá com a validação técnica dos conteúdos do projeto, em termos de uma alimentação saudável.

O jogo ‘Turma Imbatível’ será entregue em 100 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2021/2022 e dá a possibilidade, às 15 escolas com mais alunos inscritos, de participarem numa sessão com os jovens que integram o Generation Earth Portugal, um projeto de formação de jovens líderes ambientais da Associação Natureza Portugal (ANP), em associação com o World Wildlife Fund (WWF). As 112 escolas que participaram no ano letivo passado vão também ser contactadas para receber os materiais novos do jogo e poderem continuar a dar um papel ativo na aprendizagem aos seus alunos.

As inscrições estão abertas, através do e-mail: turma.imbativel@lidl.pt, sendo completamente gratuitas e limitadas a 100 escolas.