“Um Oceano em Mudança” começa com limpeza de praia na Ericeira

“Um Oceano em Mudança” começa com limpeza de praia na Ericeira

A Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, vai participar na ação de limpeza de praia no dia 25 de abril, entre as 10h00 e as 13h00, na praia da Foz do Lizandro, na Ericeira.

Este evento é o lançamento da campanha “Um Oceano em Mudança” promovido pelo Gabinete do Parlamento Europeu e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em cooperação com Ocean Hope, Futurix e SkeletonSea, e no contexto das celebrações do Dia Marítimo Europeu.

Em 2019, o Dia Marítimo Europeu (EMD2019) decorrerá nos dias 16 e 17 de maio, em Lisboa. O foco do EMD2019 será o empreendedorismo azul: a inovação e o investimento para transformar setores marítimos tradicionais e impulsionar tecnologias emergentes e cadeias de valor. Será dado um foco específico às áreas da investigação e da inovação para um oceano livre de plástico.

A “Skeleton Sea – Arte do Mar” exibirá duas das suas emblemáticas obras de arte criadas a partir de lixo retirado do mar.

Um Oceano em Mudança 

A cooperação entre três iniciativas ecológicas localizadas na área de Lisboa, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal, é muito mais do que um sucesso temporário e conta com o envolvimento ativo da população.

“Um Oceano em Mudança” é o mote para uma atuação conjunta, tanto com a natureza como pela natureza e que, posteriormente, pode ser exibida. A campanha primaveril que decorrerá ao longo de mais de oito semanas não só irá atrair a atenção para a proteção da natureza e do meio ambiente, como irá também ser incorporada na vida quotidiana da população.

A campanha será constituída por três fases: “Limpeza de Praia”, Workshops “Transforma o Lixo em Arte” e numa exposição das obras criadas, a ter lugar na “Praça da Europa”, em Lisboa.

O que as ondas atiram para as nossas praias é apenas uma pequena fração da matéria artificial que se encontra nos nossos oceanos e os conspurca. O que se passa com os nossos oceanos? Ainda que por vezes pareça que se ruma em direção ao desconhecido e que a poluição continua a aumentar, o título emergente “Um Oceano em mudança” representa uma transição positiva para as águas atormentadas: respeito pela natureza, prevenção de lixo e medidas para devolver a saúde aos nossos mares:

Limpeza de Praia 

O lançamento da limpeza de praia terá lugar no dia 25 de abril de 2019, na Praia da Foz do Lizandro, na Ericeira, em plena costa atlântica, onde as vagas de primavera trazem consigo algum lixo para a costa; sujidade, detritos e objetos estranhos. Coisas que não pertencem ao mar. Coisas que não são feitas naturalmente pelo mar. Destroços, despojos, cargas que caiem ao mar. Podemos imaginar aventuras e histórias engraçadas escondidas em alguns dos objetos que dão à costa, mas a maioria não tem qualquer significado nostálgico. Em vez disso, representam uma terrível ameaça à vegetação e às diversas formas de vida marinha. Um monte de lixo que não deve ter lugar no mar e, na sua generalidade, devia ser evitado. No entanto, no dia 25 de abril, entre as 10h00 e as 13h00, pelo menos a praia da Foz do Lizandro será libertada.

Criação e Exposição de Arte

O lixo recolhido a partir da limpeza de praia será então processado. Os artistas do “Skeleton Sea”, Xandi Kreuzeder e João Parrinha, trabalharão com grupos de crianças. A criatividade existe em todos nós e qualquer um de nós e todos juntos podemos fazer algo a partir do desperdício que o oceano nos devolve. A inspiração é dada pelo imponente “Polvo Incógnito”, o incognito octopus, que será exposto na Praça da Europa em Lisboa até ao dia 8 de junho de 2019 – o Dia Mundial dos Oceanos, juntamente com os vencedores do concurso internacional de fotografia “I live by the Ocean“.