Unilabs investe em projeto de eficiência energética da Boa Energia

Unilabs investe em projeto de eficiência energética da Boa Energia

Categoria Ambiente, Energia

A Unilabs, empresa europeia de diagnóstico médico, acaba de investir num programa corporativo de eficiência em energia e água, que contempla desde a instalação de equipamentos às mudanças de comportamento. Para desenvolver este projeto confiou na Boa Energia, uma empresa portuguesa de serviços na área das energias renováveis e eficiência energética.

A instalação do projeto, que abrange todos os postos de recolha da Unilabs ativos em Portugal, envolve um investimento de cerca de 70 mil euros, vai permitir à Unilabs uma poupança anual média de cerca de 87 mil euros, o que representa uma redução dos custos superior a 30% e o payback do investimento inferior a um ano.

Para além da diminuição da pegada ecológica da empresa, este projeto vai permitir evitar o consumo de 335 MWh de energia, o consumo de 2.433 milhares de litros de água, a emissão de 168 toneladas de CO2. Em termos comparativos, estas poupanças equivalem a 1.675 árvores plantadas, a 243 camiões de cisterna/ carros de bombeiros e a 487 milhares de garrafões.

Em 2014, a Unilabs gastava, nas suas 83 unidades de recolha e laboratórios de processamento de análises clínicas, mais de 400 mil euros em eletricidade e água.