Universidade NOVA de Lisboa distingue o “Pai” da Química Verde com o título Doutor Honoris Causa

Universidade NOVA de Lisboa distingue o “Pai” da Química Verde com o título Doutor Honoris Causa

Considerado o “Pai” da Química Verde, Sir Martyn Poliakoff é distinguido esta segunda-feira, com o título Doutor Honoris Causa, pela Universidade NOVA de Lisboa (Reitoria, Campus de Campolide).

Num comunicado enviado, a faculdade explica que Sir Martyn Poliakoff é reconhecido mundialmente como líder em Química Sustentável pelas suas “grandes contribuições para o desenvolvimento de processos menos poluentes, reduzindo o risco do impacto ambiental que compromete a sustentabilidade do planeta”. O “Pai” da Química Verde tem inspirado e motivado gerações de estudantes a passar a mensagem da Química Verde, o que continua a fazer através de mais de 1000 vídeos do YouTube.

Sir Martyn Poliakoff é professor de Química na Universidade de Nottingham, reconhecido Fellow da Royal Society (Academia de Ciências do Reino Unido) e do Instituto de Engenheiros Químicos (EUA), da Associação Americana para o Avanço da Ciência, da Royal Academy de Engenharia (Austrália), Membro Honorário da Sociedade Chinesa de Química, Fellow Associado e Membro Honorário da Academia Etíope de Ciências, Foreign Member da Academia Russa de Ciências e Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Tallinn, Estónia. O docente foi ainda secretário de Relações Exteriores e um dos vice-presidentes da Royal Society, do Reino Unido e da Commonwealth Academy of Sciences, de 2011 a 2016.

No dia 23 de julho, às 12h , Sir Martyn Poliakoff dará uma palestra no Grande Auditório da FCT-NOVA (Caparica), no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica.