Valongo arranca com recolha gratuita de resíduos verdes

Valongo arranca com recolha gratuita de resíduos verdes

Categoria Ambiente, Resíduos

Desde julho de 2017 que o município de Valongo já recolheu mais de 30 toneladas de resídios verdes, isto depois de ter arrancado com este novo circuito este verão ao qual se verificou a adesão da população, com um crecsimento significativo do material recolhido.

Este circuito abrange todas as freguesias do concelho. A recolha de resíduos verdes porta a porta é gratuita e é feita mediante solicitação prévia dos munícipes, através da linha grátis 800 202 099.

A partir do dia 21 de dezembro de 2017, a Câmara Municipal de Valongo, numa iniciativa conjunta com a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, irá oferecer a todos os munícipes que solicitarem o serviço de recolha gratuita de resíduos verdes um mini bag para a separação dos resíduos verdes que produzam nos seus jardins (restos de jardinagem, tais como ramos, podas, relvas, folhas ou flores, sem terras ou outros contaminantes e aparas de madeira sem tratamento), facilitando o seu acondicionamento.

Com esta iniciativa pretende-se aumentar a quantidade de resíduos verdes recolhidos pelo Município de Valongo e que são encaminhados para valorização orgânica, reduzindo o potencial de recicláveis presentes na fração indiferenciada dos resíduos urbanos. Além disso, contribui para a produção de um adubo natural de alta qualidade – Nutrimais.