Valongo é finalista dos prémios da Semana Europeia da Mobilidade 2021

Valongo é finalista dos prémios da Semana Europeia da Mobilidade 2021

O Município de Valongo é finalista do European Mobility Week Award 2021 (Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021). O prémio reconhece as ações desenvolvidas pelos municípios e como estes promoveram, com sucesso, a mobilidade urbana sustentável durante a Semana Europeia da Mobilidade, que se realizou de 16 a 22 de setembro, tendo como tema central “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”.

“O facto de sermos finalistas deste prestigiado prémio promovido pela Comissão Europeia demonstra, mais uma vez, que estamos no caminho certo, quando desenvolvemos projetos e atividades para promover uma mobilidade urbana cada vez mais sustentável”, declara o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado num comunicado,

De acordo com uma nota divulgada à imprensa, o município de Valongo foi selecionado em mais de 80 candidaturas. “A ampla variedade de medidas e atividades permanentes e a abordagem multimodal, inclusive a criação de áreas atraentes para pedestres e a melhoria ou implementação de rampas para cadeiras de rodas novas em todas as freguesias do concelho foram alguns dos aspetos tidos em consideração para a seleção de Valongo, na categoria dos municípios com menos de 100 mil habitantes, juntamente com Alimos (Grécia) e Miajadas (Espanha)”, refere a autarquia.

Para o autarca, “esta nomeação é um incentivo para fazer ainda mais e melhor nas áreas da mobilidade e dos transportes, tão relevantes para garantir o futuro do nosso planeta”.

Apenas podem candidatar-se ao European Mobility Week Award 2021 as autoridades locais que cumpram todos os três critérios de participação – organização de atividades focadas na mobilidade sustentável durante a semana, implementação de uma ou mais medidas permanentes de transporte ou realização de um “Dia sem carros” – e que são classificadas como “participantes de ouro”.

Os municípios finalistas foram eleitos por um painel independente de peritos em mobilidade e transportes, e os vencedores serão anunciados durante uma cerimónia de entrega de prémios que terá lugar no dia 28 de março, em Bruxelas, e que será transmitida online.