Valormed debate ciclo de vida das embalagens de medicamentos em workshop amanhã

Valormed debate ciclo de vida das embalagens de medicamentos em workshop amanhã

Categoria Advisor, Agenda

No próximo dia 20 de março, no Centro Cultural de Belém, a Valormed vai organizar um workshop intitulado “TRATAR O PLANETA – o segredo da economia circular”, com o objetivo de criar um momento de reflexão sobre o ciclo de vida das embalagens de medicamentos e de sensibilização para as formas de diminuir o impacto dos seus resíduos no meio ambiente.
Dirigido às companhias farmacêuticas, distribuidores e farmácias, este workshop vai tratar temas como a economia circular, os estilos de vida e os seus impactos sociais e ambientais e a recolha de embalagens vazias e medicamentos fora de uso.

A Valormed, fundada em 1999, é uma sociedade sem fins lucrativos e a única entidade gestora existente em Portugal responsável pela gestão dos resíduos das embalagens vazias e medicamentos fora de uso, pelo que, segundo o seu Director-geral, Luís Figueiredo, “é incontornável a responsabilidade e o papel que a Valormed tem desempenhado na sensibilização da população para a adoção de práticas mais sustentáveis e de todos os envolvidos do sector para o fecho correto do ciclo de vida do medicamento”.

Luís Figueiredo acrescenta, ainda, que “desde a criação da Valormed vimos assistindo a um aumento regular, mas gradual da quantidade de resíduos de medicamentos recolhidos nas farmácias comunitárias e pontos de retoma da veterinária, o que prova a adesão dos cidadãos e a necessidade de se ter que continuar a trabalhar de forma consistente na educação ambiental dos portugueses”.

De acordo com os dados fornecidos, em 2017 foram recolhidas 1.037 toneladas de resíduos, tal representando um aumento global de 7,6% em relação ao ano anterior.

Este workshop surge no âmbito da segunda vaga da campanha que a Valormed lançou este ano sob o lema “Um medicamento tem mais vida do que imagina”, a qual pretende sensibilizar as pessoas para a importância de devolver às farmácias as embalagens vazias e medicamentos fora de uso ou de prazo de origem doméstica.

O workshop será desenvolvido com o apoio do BCSD (Banco Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável).