Valormed lança campanha a apelar à devolução dos resíduos de medicamentos à farmácia

Valormed lança campanha a apelar à devolução dos resíduos de medicamentos à farmácia

Categoria Ambiente, Resíduos

“Um medicamento fora de uso tem mais vida do que imagina” é o mote da nova campanha da VALORMED que arranca já no próximo dia 29 de novembro. O objetivo é sensibilizar os portugueses para a importância da devolução às farmácias das embalagens vazias e dos resíduos de medicamentos fora do prazo ou que já não são utilizados, assim como qualquer acessório utilizado para facilitar a sua administração.

A campanha de sensibilização pode ser vista na TV, caixas de multibanco, mupis, paragens de autocarro e no Facebook. Esta primeira vaga contém duas imagens que remetem para as estações do ano – outono e inverno -, e importância de se cuidar do ambiente para proteger os animais e o seu habitat.

A Valormed defende que é importante alertar para a importância de não deposição das embalagens vazias e resíduos de medicamentos no lixo comum, ecopontos ou vazamento através dos esgotos, evitando-se a contaminação do meio ambiente, em particular os solos e águas.

De acordo com os indicadores e dados gerais do primeiro semestre de 2017, os portugueses entregaram 501 toneladas de resíduos nas farmácias comunitárias os quais, depois de separados e classificados no centro de triagem da Valormed, foram encaminhados para tratamento: reciclagem dos materiais de embalagem e incineração segura dos restantes com valorização energética.

Segundo o diretor-geral, Luís Figueiredo, “a VALORMED é a responsável pela gestão de resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso e é, neste sentido, que consideramos fundamental lançarmos mais esta campanha, de forma a sensibilizar e inspirar comportamentos ambientalmente mais responsáveis.”

Pode entregar os seus resíduos numa qualquer farmácia de Portugal Continental e Ilhas.