Vamos falar sobre Primatas no Jardim Zoológico

Vamos falar sobre Primatas no Jardim Zoológico

No dia 1 de setembro comemora-se o Dia Mundial dos Primatas. De forma a assinalar a data, o Jardim Zoológico preparou um conjunto de atividades que prometem desafiar os visitantes e partilhar curiosidades sobre este vasto grupo de animais.

Polegar oponível, que permite o uso de ferramentas, e impressões digitais, que diferenciam os indivíduos entre si são duas das características que distinguem os primatas dos restantes mamíferos. A maioria habita em florestas tropicais da América, África e Ásia, de onde são originários os seus ancestrais arborícolas, sendo o Homem o único primata presente em todos os continentes.

Sabia que o chimpanzé partilha 98% do seu ADN com a espécie humana?

E que na família dos saguins é o macho progenitor que carrega e cuida das crias? Descubra estas e outras curiosidades nos encontros com biólogos promovidos pelo Jardim Zoológico ao longo deste fim de semana e participe nos enriquecimentos ambientais agendados, onde vai poder observar as diferentes espécies e os seus comportamentos naturais enquanto procuram alimento, exploram as instalações e trabalham as relações dentro do grupo ou defendem o seu território.

Uma vez que o fim-de-semana é dedicado aos primatas, também os visitantes serão desafiados a resolver problemas de enriquecimento ambiental através de uma réplica de uma estrutura de enriquecimento presente na instalação dos Chimpanzés. –Um chimpanzé demora poucos minutos. E você, quanto tempo demora? Esta estrutura, composta por uma caixa de madeira com buracos, pretende simular a caça de térmitas na natureza. Para chegar ao alimento, o animal, à semelhança do que aconteceria na natureza tem de encontrar ou construir a ferramenta ideal para encaminhar o alimento até ao final do circuito da caixa, momento em que se consegue alimentar.

Todos nós contribuímos para a biodiversidade do Planeta e temos a responsabilidade, através das nossas ações diárias, de contribuir para a conservação da Natureza e para um futuro sustentável. Visite o Jardim Zoológico neste Dia Mundial dos Primatas e conheça a variedade de formas, cores e tamanhos das diferentes espécies que constituem esta vasta ordem da qual fazemos parte e descubra como pode ajudar à sua conservação.