Via Verde Estacionar promove a mobilidade urbana eficiente e prática

Via Verde Estacionar promove a mobilidade urbana eficiente e prática

Categoria Advisor, Empresas

Na semana em que se assinala a Mobilidade em toda a Europa, o serviço Via Verde Estacionar (VVE), prestes a assinalar três anos de existência, revela-se um aliado desta iniciativa no que toca à promoção da mobilidade urbana prática e eficiente. Com mais de meio milhão de downloads realizados e utilizado diariamente por mais de 100 mil condutores- com um gasto médio de 1,02€-, este “é um serviço único e seguro, que veio facilitar a vida dos utilizadores dos parques de estacionamento de superfície”, sublinha a empresa em comunicado.

Esta aplicação abrange 18 cidades de Norte a Sul do País. Brevemente, o serviço estará disponível também na cidade de Lisboa. No entanto, a Área Metropolitana da capital é já uma realidade implementada, com o VVE a estar disponível na Amadora, Almada, Cascais, Loures, Oeiras, Sintra. Para além destas seis localidades, este serviço está disponível em mais 12 cidades. São elas: Porto, Gaia, Portimão, Vila Real, Figueira da Foz, Bragança, Espinho, Lagos, Loulé, Monte Gordo, Tavira e Vila Real de Santo António.

Só no último ano (dados até agosto de 2019), o número de lugares abrangidos pela aplicação do VVE contabilizou aproximadamente os 44 mil. O serviço foi utilizado 3,6 milhões de vezes desde o início (3,4 milhões de euros em transações), mas só nos últimos 12 meses registaram-se 2,2 milhões de utilizações (2,3 milhões euros em transações) – o que se traduz num crescimento de 108 % face ao período homólogo.

Estacionar na rua deixou assim de ser, em várias cidades, um problema. Os condutores não precisam de ter a Via Verde no carro e muito menos moedas, trocos, ou parquímetros, pagando unicamente o tempo que utilizar. Pode também associar veículos, mesmo que não sejam clientes Via Verde, assim como efetuar vários estacionamentos em simultâneo.

Este é um serviço online, efetuado tanto através da aplicação da Via Verde Estacionar, como da app específica da Via Verde. Para fazer o pagamento do estacionamento, o cliente terá de selecionar a opção “Novo estacionamento”, e após esta opção tem de efetuar 4 passos:

  • escolher um veículo;
  • escolher uma cidade;
  • escolher uma localização;
  • escolher a duração e a quantia.

Segundo a empresa, este serviço liberta também o utilizador da “preocupação de fazer pré-carregamentos, porque está assente no modelo de pós-pagamento atual da Via Verde”, desenvolvido em parceria com a SIBS. A SIBS é um parceiro fundador da Via Verde, cujo avanço tecnológico tem acompanhado evolução da oferta da Via Verde.