VII Seminário Nacional Bandeira Azul tem como tema “Bem-estar é um lugar à beira mar”

VII Seminário Nacional Bandeira Azul tem como tema “Bem-estar é um lugar à beira mar”

Categoria Advisor, Agenda

Sob o mote “Bem-estar é um lugar à beira mar” o VII Seminário Nacional Bandeira Azul realiza-se nos dias 14 e 15 de novembro no Parque Biológico de Gaia, em parceria com a Águas de Gaia, EM SA.

Durante os dois dias do seminário, os participantes podem “assistir a comunicações de especialistas sobre o conceito de Blue Health, o papel dos rios nos ecossistemas, educação ambiental ou sobre os impactos e as formas de mitigar as alteações climáticas”, refere a nota enviada à imprensa. No primeiro dia do programa vão ser entregues os Certificados Internacionais às praias com 5, 10, 15, 20, 25 ou 30 anos de Bandeira Azul consecutivos; os Certificados de Município Parceiro; o Prémio de Município Mais Azul ao município de cada região com melhor pontuação nas atividades de educação ambiental e os Prémios do Concurso Boas Práticas 2019. Neste dia, destacam-se, ainda, os parceiros Fundação Vodafone e Lidl, que vão apresentar os programas Praia Saudável e TransforMar, respetivamente, e fazer o balanço da época balnear de 2019.

O Seminário Nacional destina-se a promotores de candidatura Bandeira Azul; a qualquer entidade responsável pela gestão ou organização de Praias, Marinas ou Embarcações de Ecoturismo; bem como a  organizações cuja atividade se relacione com Educação para a Sustentabilidade e, ainda, a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer o Programa Bandeira Azul, os parceiros presentes ou os painéis do programa.

Em 2020, através do Programa Bandeira Azul, pretende-se que as “pessoas vivam mais o mar, as praias ou os cursos de água” motivando-as a proteger esses locais. Através deste tema, procura-se que “a ação deixe as redes sociais e se manifeste no terreno e que as pessoas tomem consciência do seu lugar na Natureza, entendam que é Ela, e não o consumo, que determina a qualidade de vida”, pode ler-se na mesma nota.

O Programa Bandeira Azul desempenha, há mais de 30 anos, um conjunto de ações cujo objetivo principal é educar para a conservação, proteção e melhor gestão dos ecossistemas marinhos e terrestres. Estas ações de informação, motivação e incentivo à investigação visam potenciar o surgimento de ações multiplicadoras e de microprojectos à escala local; desenvolver parcerias com a comunidade escolar, local e científica, autarquias e administração pública e apoiar projetos de investigação-ação que possibilitam aprendizagens significativas e uma melhor compreensão resultante da exploração, interpretação e reflexão.

foto creditada pelo site Bandeira Azul