Vila Franca de Xira implementa Sistema de Gestão Inteligente no âmbito da Recolha de Resíduos Urbanos

Vila Franca de Xira implementa Sistema de Gestão Inteligente no âmbito da Recolha de Resíduos Urbanos

Categoria Ambiente, Resíduos

O município de Vila Franca de Xira apresentou recentemente o Sistema de Gestão Inteligente para a Recolha de Resíduos Urbanos. Trata-se de um novo projeto que assenta numa plataforma tecnológica inovadora e em software específico, que permite a georreferenciação, gestão de frota e introdução de sensores de medição da volumetria de resíduos urbanos depositados no território concelhio, refere o município.

Na sessão de apresentação, foram também dadas a conhecer as quatro novas viaturas adquiridas pela Câmara Municipal neste domínio, que vêm aumentar substancialmente a capacidade de recolha (em particular nos centros urbanos) e que introduzem também novas valências nessa mesma recolha, já que duas delas são específicas para os resíduos biodegradáveis.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, sublinhou o “forte investimento da autarquia na área da recolha de resíduos urbanos nos últimos oito anos, consubstanciada na renovação da frota, na instalação de novas ilhas ecológicas e também no reforço de recursos humanos afetos à recolha de resíduos”. De acordo com o autarca, trata-se de “um investimento que tem permitido, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 no último ano, assegurar sem qualquer rotura a prestação deste serviço municipal essencial para a qualidade de vida das populações e para a saúde pública”, aumentando inclusivamente a capacidade de recolha do município em 4%, mais 2.035 toneladas”.