“Volta à Área Metropolitana de Lisboa em bicicleta” decorre nos dias 18 e 19 de setembro

“Volta à Área Metropolitana de Lisboa em bicicleta” decorre nos dias 18 e 19 de setembro

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade de 2021 (16 a 22 de setembro) este ano com o tema central “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”, a TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa), cuja acionista única é a Área Metropolitana de Lisboa, encontra-se em parceria com os respetivos municípios, e com o apoio de algumas agências de energia, a organizar uma iniciativa denominada “Volta à Área Metropolitana de Lisboa em bicicleta”. A iniciativa vai decorrer nos dias  18 e 19 de setembro.

Segundo uma nota, partilhada no site da ENA (Agência de Energia e Ambiente da Arrábida), i passeio vai percorrer os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e os participantes poderão escolher uma ou ambas as margens, ou realizar apenas a parte do percurso que se inicia no seu município. A volta é gratuita, acessível a todos, sem limite de idade, e o grau de dificuldade dependerá do número de quilómetros percorridos. O dia 18 de setembro (sábado) servirá para descobrir a margem norte do Tejo, e o dia 19 de setembro (domingo) será dedicado à margem sul.

Integrado na mesma iniciativa, os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra com o apoio e a coordenação da ENA, realizarão no domingo 19 de setembro os seguintes percursos:

  • Percurso Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel – Quinta do Conde
    • Horário: partida prevista pelas 9h / chegada prevista pelas 12h
    • Extensão do percurso: 29,1 km
  • Percurso Palmela – Quinta do Conde
    • Horário: partida prevista pelas 10h / chegada prevista pelas 12h
    • Extensão do percurso: 18,5 km
  • Percurso Setúbal  – Quinta do Conde
    • Horário: partida prevista pelas 10h / chegada prevista pelas 12h
    • Extensão do percurso: 18,9 km

A “Volta à Área Metropolitana de Lisboa em bicicleta” pretende dar a conhecer diferentes percursos de ligação, unindo os municípios através da rede de ciclovias existente, sempre que seja possível.

O evento, da responsabilidade da TML, é coorganizado com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, Federação Portuguesa de Ciclismo e municípios da AML, e tem como parceiros a CP-Comboios de Portugal, Fertagus, Infraestruturas de Portugal, Metropolitano de Lisboa, MTS e Transtejo/Soflusa.

O passeio decorrerá de acordo com as medidas gerais recomendadas pela Direção-Geral da Saúde para a vida em sociedade e durante a prática desportiva (higienização frequente das mãos, e, sempre que aplicável, o distanciamento físico e a utilização de máscara).

A inscrição é gratuita mas condição obrigatória para ter direito ao Seguro. Para regressar, os participantes podem utilizar de forma gratuita o comboio da Fertagus.

Foto: ENA (site)