X Congresso de Ornitologia realiza-se em Peniche

X Congresso de Ornitologia realiza-se em Peniche

Categoria Advisor, Agenda

O X Congresso de Ornitologia da SPEA vai ter lugar em Peniche, de 2 a 5 de março de 2019. Ornitólogos amadores e profissionais podem submeter propostas de apresentações até 31 de outubro de 2018.

O maior evento nacional dedicado à ornitologia decorrerá de 2 a 5 de março de 2019, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche. Para além das apresentações, workshops e sessões de posters, o congresso incluirá ainda saídas de campo e exposições. Até 31 de outubro de 2018, todos os ornitólogos são convidados a submeter propostas para o X Congresso de Ornitologia da SPEA.

Durante os quatro dias de trabalhos, os participantes poderão trocar ideias, apresentar projetos, discutir resultados, e ainda fazer saídas de campo a alguns locais de especial importância para as aves: as Berlengas, o Paúl de Tornada e a Lagoa de Óbidos.

“O Congresso de Ornitologia da SPEA é uma referência para todos os que se dedicam ao estudo das aves, e uma oportunidade ideal para discutir as últimas descobertas e os avanços mais recentes para quem estuda e trabalha nesta área da ciência,” diz Domingos Leitão, diretor Executivo da SPEA.

Encontram-se já confirmados quatro oradores convidados, que este ano incluem o Prof. Rory Wilson, da Universidade de Swansea no Reino Unido, reconhecido internacionalmente como pioneiro no uso de marcadores eletrónicos não-invasivos, que permitem seguir os movimentos de animais – por exemplo durante a migração – sem efeitos adversos para o animal. Para além de Wilson, haverá palestras de Paula Sobral (Universidade Nova de Lisboa), Gonçalo Cardoso (Cibio, Universidade do Porto), Richard Phillips (British Antarctic Survey) e Inês Catry (CEABN, Instituto Superior de Agronomia).

O congresso, que se realiza de dois em dois anos, atraiu 200 participantes na última edição, em Vila Real. A organização espera uma participação igual ou superior na próxima edição em Peniche.