Zazu é o mais recente residente do Oceanário de Lisboa

Zazu é o mais recente residente do Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa anuncia um novo residente: um pinguim-de-Magalhães, filho do Buzzard e da Joy, um casal de pinguins com cerca de 30 anos de idade e que, desde 1998, todos os anos faz ninho no Habitat do Antártico.

Nasceu no passado dia 18 de maio, é um pinguim macho e chama-se Zazu, nome escolhido pelos seguidores do Oceanário de Lisboa, através de votação nas redes sociais. Zazu nasceu com apenas 90 gramas, mas ao fim de duas semanas já pesava mais de 1 quilograma. Segundo o Oceanário, o pinguim permaneceu oito semanas sob cuidados parentais e abandonou o ninho com 3,5 quilogramas, tendo regressado, em setembro, ao habitat do Antártico, após três semanas de habituação à presença humana e preparação para integrar a colónia com cerca de 30 indivíduos.

Segundo o IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), o pinguim-de-Magalhães tem o estatuto de conservação “Quase ameaçado”. Núria Baylina, Curadora e diretora de Conservação do Oceanário de Lisboa, refere que “esta espécie reproduz-se no Oceanário desde 1998 e os pais deste pinguim são um dos casais mais antigos da colónia. Alguns dos animais nascidos no Oceanario mantêm-se na colónia mas outros fazem parte de colónias noutros aquários e zoos europeus. Estas movimentações de animais são importantes para a manutenção da variabilidade genética dentro das colónias e no conjunto da população presente nas instituições europeias.”

O Buzzard e a Joy tiveram nestes 30 anos já vários pintos, fazendo alguns parte da colónia existente no Oceanário de Lisboa, e outros cedidos a outras instituições parceiras, num trabalho coordenado de gestão de populações.

A partir de agora, quem visitar o Oceanário já pode conhecer o seu mais novo residente, o Zazu. Poderá distingui-lo na colónia pela sua penugem juvenil, ainda acinzentada e beje, que contrasta com o resto da colónia, toda a preto e branco.

Até dia 31 de outubro, os visitantes que tenham até 25 anos de idade têm a oportunidade única de visitar o Oceanário de Lisboa por apenas 5€, uma campanha dirigida a todos os jovens que gostam de “agarrar o momento”, e que procuram experiências únicas.