ZERO promove workshop sobre florestas e bioenergia

ZERO promove workshop sobre florestas e bioenergia

Categoria Advisor, Agenda

A ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) promove no próximo dia 2 de março, terça-feria, um workshop sobre Floresta e Bioenergia.

De acordo com a associação, o setor florestal, ao nível europeu, é tido por muitos como uma “solução energética, especialmente face à urgente necessidade de fechar as centrais a carvão” e, ao mesmo tempo, muito importante para “cumprir as metas do Acordo de Paris”.

Segundo a ZERO, nem sempre a opinião relativamente à aposta na biomassa como fonte de energia renovável é unânime, levantando-se questões quanto à “renovabilidade do recurso”, uma vez que “não há garantia que a biomassa florestal residual seja suficiente para alimentar as centrais de biomassa instaladas”. Assiste-se assim uma “competição da indústria por um recurso que pode ser escasso”, e acresce que a “existência de subsidiação desequilibra o mercado”. E permanece a grande dúvida: “a substituição de queima de carvão por biomassa é uma solução ou será afinal a criação de um novo problema?”

São estas e outras questões que irão ser debatidas no workshop, envolvendo de forma aberta as diferentes partes interessadas, para clarificar o presente e o futuro de uma floresta que se pretende explorada de forma sustentável e numa lógica de economia circular.

As inscrições podem ser feitas, aqui.