ZOOURBANIDADE: a nova unidade  móvel de sensibilização da SUMA

ZOOURBANIDADE: a nova unidade móvel de sensibilização da SUMA

A SUMA inaugurou, recentemente, na Sala Polivalente do Convento dos Loios, em Santa Maria da Feira, uma nova unidade móvel de sensibilização (UMS), a ZOOURBANIDADE. A cerimónia contou com a presença do presidente da edilidade, Emídio Sousa, e do presidente do Conselho de Administração da SUMA, Jorge Rodrigues.

Este equipamento consiste numa viatura de grandes dimensões, que explora conteúdos de educação ambiental. O objetivo é alertar para comportamentos de cidadania na utilização do espaço e equipamentos públicos, enquanto princípio de salvaguarda de direitos e deveres individuais.

A unidade móvel de sensibilização é constituída por três zonas distintas de exploração: um auditório onde podem ser visionados filmes de animação, uma zona de exploração multimédia com jogos interativos e outra de exploração sensorial, que disponibiliza jogos manuais de labirinto, encaixe, arrasto, diferenças e correspondência. Há, ainda, uma bancada da cidadania, onde serão disponibilizados postais personalizados, onde as crianças podem escrever propostas de ação endereçadas ao Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.