A maior “Horta Solidária” de Alcobaça

A maior “Horta Solidária” de Alcobaça

O projeto “Horta Solidária” nasceu pela mão da Granja de Cister/Cooperativa Agrícola de Alcobaça, numa ação integrada na sua atividade de promover circuitos turísticos na região em contexto agrícola, e que decorreu do desafio da Growithu para desenhar uma atividade de voluntariado cujo objetivo final fosse a doação de produto hortícola a pessoas e organizações da região de Alcobaça.

Partindo deste desafio, a Granja de Cister em conjunto com a EPADRC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, deram inicio à coordenação e operacionalização da atividade de construção da Horta Solidária
que contou com o apoio de 300 colaboradores do grupo empresarial Marsh & McLennan Portugal que, em regime de voluntariado, montaram a Horta.

A atividade aconteceu no passado dia 30 de Maio, na EPADRC, contou com cerca de 340 pessoas de 9 entidades diferentes, 7 delas de Alcobaça, foram plantadas vinte mil plantas em meio hectare e estima-se a colheita de 15 toneladas de hortícolas.

Os principais beneficiários do produto da Horta são peças fundamentais na execução do projeto, nomeadamente a Cáritas Paroquial de Alcobaça, o CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, a Refood Alcobaça e a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça. Segundo os responsáveis, “estas entidades tem um papel fundamental na cooperação e processos de coordenação, bem como, na mobilização de pessoas e meios para a manutenção/colheita do produto encaminhando-o a quem mais precisaE.

Apesar das entidades envolvidas, “ainda não garantimos o número suficiente de voluntários para a implementação de todas as tarefas de manutenção e colheita, pelo que, continuamos a integrar instituições e pessoas que queiram participar nesta causa especial. Todos nós, os promotores deste projeto, pretendemos mobilizar a comunidade para esta iniciativa e unir Alcobaça por uma causa especial que é de todos os que gostam da nossa terra”, explicam um dos intervenientes do projeto.

As organizações e pessoas interessadas em cooperar podem contactar a Granja de Cister para: geral@granjadecister.pt