ABB fornece fábrica de celulose mais eficiente do mundo

ABB fornece fábrica de celulose mais eficiente do mundo

Categoria Ambiente, Energia

A ABB fornecerá sistemas elétricos completos de alimentação e processos para a nova fábrica de produtos de base biológica do Grupo Metsä em Äänekoski, no centro da Finlândia, que estará operacional em 2017. A fábrica irá produzir 1,3 milhões de toneladas de celulose por ano, mais bioprodutos como óleo de pinheiro, terebintina, produtos de lignina, bioeletricidade e cascas de combustível sólido.

As soluções tecnológicas pioneiras da ABB irão ajudar a fábrica a maximizar a produção de bioenergia e, assim, aumentar a proporção de energias renováveis na Finlândia em mais de 2%. A fábrica utilizará mais de 1000 dos motores mais avançados e eficientes, juntamente com sistemas elétricos de última geração, com os quais irá produzir 2,4 vezes mais eletricidade que a que consome. A fábrica foi projetada para produzir 1,8 terawatts hora de energia por ano, valor que representa 2,5% de toda a eletricidade atualmente gerada na Finlândia. As encomendas totalizaram mais de 33 milhões de dólares, e a maioria ocorreu no segundo semestre de 2015.

Segundo Timo Merikallio, diretor do projeto da fábrica de bioprodutos do Grupo Metsä, “temos uma longa experiência de boa cooperação com a ABB. O seu extenso portfólio, experiência em projetos, e o alto grau de conteúdos locais têm sido importantes para os nossos fatores de decisão”.

Tauno Heinola, Country Manager Director da ABB na Finlândia, acrescentou que “estamos extremamente satisfeitos em participar no maior investimento na história da Finlândia no setor florestal, com os nossos produtos e a nossa experiência. Os nossos produtos contribuem para a alta disponibilidade, fiabilidade e produtividade da fábrica, bem como para a sua eficiência energética, em plena correspondência com a estratégia da nossa empresa Next Level”.