O abastecimento de água em alta no Grande Porto voltará a ser gerido pela Águas do Douro e Paiva. O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou ontem a reversão parcial da fusão dos 19 sistemas multimunicipais de abastecimento de água em alta, decidida pelo anterior Governo. A Águas do Douro e Paiva será um dos cinco sistemas intermunicipais a reativar.
O sistema do Grande Porto estará a funcionar em pleno a 1 de janeiro de 2017, embora o governante admita que volte ao ativo ainda este ano. O processo de reversão está em curso, mas não resultará na extinção das empresas criadas em 2015, indica o Jornal de Notícias. Haverá uma autonomização de cinco sistemas multimunicipais que foram integrados nessas empresas contra a vontade das autarquias, nomeadamente a Águas do Douro e Paiva, a Sanest, a Simarsul, a Simtejo e o sistema multimunicipal que abastecia a zona de Coimbra.
“Esses cinco sistemas voltarão a existir. Os outros poderão manter-se como estão. Essa parece ser a vontade das autarquias”, explicou Matos Fernandes.
Inteligência na gestão da água
Por Francisco Silvestre de Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da AR– Águas do Ribatejo, E.I.M., S.A. No dia 22...