Águas do Ribatejo inaugura duas ETAR e anuncia novas empreitadas

Águas do Ribatejo inaugura duas ETAR e anuncia novas empreitadas

Categoria Águas, Ambiente

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo assinalou o seu 10.º aniversário, no dia 13 de dezembro, com a inauguração de duas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) em Samora Correia e em Benavente e o anúncio de novas empreitadas nos concelhos de Torres Novas, Almeirim e Benavente com um investimento superior a 8 milhões de euros.

Na cerimónia participou também o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, António Torres que foi apelidado como “o pai da criança” dado o seu empenho na condução técnica do processo de criação da empresa municipal. “Foi um parto muito complicado. Uma longa maratona com muitas pedras no caminho, mas o tempo veio dar-nos razão”, disse António Torres.

A sessão da manhã contou ainda com a participação do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do presidente da ERSAR (entidade reguladora), Orlando Borges, do ex-ministro do Ambiente (2005-2009) Francisco Nunes Correia e do presidente do Grupo de Apoio ao PENSAAR 2020, Diogo Faria de Oliveira.

Em dia de aniversário, foi anunciada a aprovação de duas novas candidaturas financiadas pelo POSEUR PORTUGAL2020 para empreitadas a realizar nos concelhos de Almeirim e Torres Novas.

Após o almoço, a comitiva seguiu para o lançamento da prime ira pedra da Nova ETAR de Samora Correia que vai servir uma parte significativa da freguesia contemplando tratamento para os efluentes domésticos e industriais. A obra, que inclui as estações elevatórias e condutas, está orçada em mais de 4,6 milhões de euros e deverá ser inaugurada no primeiro trimestre de 2019.