Aljezur apresenta plano ambiental para 2018

Aljezur apresenta plano ambiental para 2018

A Câmara Municipal de Aljezur anunciou, ontem, em comunicado que foi aprovado o orçamento para 2018, com uma receita e uma despesa globais de quase 12 milhões de euros, declarando que serão dados “passos muitos concretos para tornar Aljezur um concelho mais resiliente”.

Ao nível ambiental, a população concentrada em espaços rurais e no interface urbano-florestal será monitorizada pelo município, por verificar-se risco de incêndio florestal. A Câmara Municipal de Aljezur garantiu ainda que estes cidadãos serão alertados para “a necessidade e obrigatoriedade de construir faixas de gestão de combustível”, protegendo as habitações e outras infraestruturas envolventes.

Paralelamente, estão também programadas para o próximo ano ações de educação ambiental e sensibilização junto da comunidade escolar e da população em geral. A limpeza das águas e silvicultura preventiva fazem também parte da estratégia do município.

A autarquia afirma que pretende criar unidades locais de proteção cívil ao nível das quatro juntas de freguesia, sublinhando que será “o embrião de núcleos locais de voluntários para ações de autodefesa e uma maior resiliência a acidentes graves ou catástrofes”. Com o apoio do Gabinete Técnico Florestal, das juntas de freguesia e do corpo de bombeiros, quer também implementar um conjunto de “locais seguros e zonas de segurança, devidamente identificados e de conhecimento público, para refúgio e proteção em caso de acidente grave ou catástrofe”.

No próximo ano, serão também mantidas “as indispensáveis transferências” para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, garantindo “o melhor desempenho possível” na vigilância nas praias, equipa de intervenção permanente e dispositivo especial de combate a incêndios florestais. A autarquia transferiu já 80 mil euros para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, valor correspondente à parte não cofinanciada no projeto de execução em curso, que levará à ampliação e remodelação do Quartel dos Bombeiros Voluntários.